Exame Logo

33 concursos públicos pagam salários até R$ 30,4 mil

Ministério Público de São Paulo está selecionando 107 analistas para salário de 5,2 mil reais

Aluno estudando em biblioteca na Unicamp (Antonio Scarpinetti/Unicamp/Ascom-PMSP)

Camila Pati

Publicado em 15 de abril de 2015 às 06h08.

São Paulo - Para quem quer seguir carreira pública, veja os concursos públicos com inscrições abertas. As oportunidades profissionais estão espalhadas por todas as regiões do país.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Há 242 vagas para níveis médio e superior para as cidades de Manaus, Belém, Recife, Brasília,  Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Cuiabá e Goiânia,

Segundo o edital, as oportunidades para quem tem grau superior completo são para pesquisador (especialidade em meteorologia, estatística, hidrologia, ciência da computação, sensoriamento remoto e agronomia), analista em ciência e tecnologia (especialidade em meteorologia, telecomunicações, estatístico, jornalismo, publicidade, administração, advocacia, contabilidade e economia), e tecnologista (especialidade em meteorologia, tecnologia da informação e engenharia).

Salário: até 11.993,69 reais
Inscrições:
até 23 de abril pelo site da Consulplan

RJ e PA - Marinha Mercante
São 80 vagas ao todo para os Cursos de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas e de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica da Marinha Mercante. Para o primeiro são 40 vagas, sendo 20 para Rio de Janeiro (RJ) e 20 para Belém (PA). Para o curso de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica da Marinha Mercante também são 20 vagas para Rio de Janeiro e 20 para Belém.

Para o curso de adaptação a segundo oficial de máquinas, é necessário ter bacharelado em engenharia: naval, mecânica, de petróleo, industrial mecânica, produção, mecatrônica, metalúrgica, de energia, elétrica, eletrotécnica, eletrônica, automação ou automação e controle, ou bacharelado em ciências náuticas, ou tecnologia em construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial, construção naval, manutenção de sistemas de máquinas e equipamentos, manutenção industrial, mecânica, mecânica industrial, fabricação mecânica, processos de produção, metalurgia e materiais, automação industrial ou mecatrônica.

Para o curso de adaptação a segundo oficial de náutica (ASON), é necessário ter Bacharelado: qualquer engenharia, ciências náuticas, astronomia, oceanografia, meteorologia, matemática, física, química, química industrial, química do petróleo, estatística, economia, administração, administração industrial ou informática, ou tecnologia: sistemas de navegação, construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial, sistemas de telecomunicações, construção naval ou naval, ou licenciatura: matemática, física ou química.

Salário: não informado
Inscrições: até 29 de abril pelo site do Centro de Instrução graça Aranha

SUL E SUDESTE

SP MG RS Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
Para a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), são 3 editais. No edital 02, as vagas são para médicos, em diversas especialidades. No edital 03 são 435 vagas, com oportunidades para enfermeiros, psicólogos, nutricionista, pedagogo, cirurgião dentista, físico, entre outras. No edital 04, são 84 vagas direcionadas à área administrativa, com oportunidades para engenheiros, analistas em diversas especialidades.
Para a Universidade Federal de São Carlos (UfsCar), também são 3 editais. No edital 02, são 60 oportunidades para a área médica, em diversas especialidades. No edital 03, são 137 vagas na área assistencial, com vagas para enfermeiro, assistente social, pedagogo, psicólogo, entre outras. No edital 04, são 29 oportunidades na área administrativa, com vagas para engenheiros, analistas, entre outros.
Para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), novamente, mais 3 editais. No edital 02, são 217 oportunidades na área médica, em diversas especialidades. No edital 03, são 612 vagas na área assistencial, com oportunidades para fisioterapeuta, nutricionista, psicólogos, entre outras. No edital 04, são 100 vagas para a área administrativa. Há vagas para analista em diversas especialidades e também para engenheiros.

Salário: até 8.252,10 reais
Inscrições: pelo site do Instituto AOCP Os prazos variam conforme a universidade: até 9 de abril para a UfsCar, até 16 de abril para a UFPEL e até 29 de abril para a UFJF.

SP - Prefeitura de Santa Branca
São 183 oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Há vagas para professores, médicos, contador, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, assistente social, entre outras.

Salário: até 5 mil reais
Inscrições: até 27 de abril pelo site Consesp.

SP - Ministério Público de São Paulo
O concurso oferece 107 vagas de analista de promotoria I - assistente jurídico. É preciso ter curso superior completo de bacharel em direito na data da posse.

Salário: 5.219,27 reais
Inscrições:
até 30 de abril pelo site da Vunesp

SP - Universidade Federal do ABC (UFABC)
São 6 vagas para professores e as oportunidades são para trabalhar em Santo André (SP). As vagas são para professor adjunto nível 1, nas áreas de relações internacionais (África contemporânea); engenharia aeroespacial (estruturas); engenharia aeroespacial (interação fluido-estrutura e aeroelasticidade); materiais (modelagem e simulação de materiais); materiais poliméricos( síntese e caracterização de polímeros); e engenharia aeroespacial (materiais aplicados).

Salário: 8.638,50 reais
Inscrições: até 12 de junho pelo site da UFABC

MG - Prefeitura de Santana do Paraíso
São 75 vagas no total, com oportunidades para advogado, enfermeiro, médico, odontólogo, educador físico, nutricionista.

Salário: até 10.450,01 reais
Inscrições: até 16 de abril pelo site do IMAM Concursos Públicos

MG Prefeitura de Três Pontas
São 263 vagas, ao todo, para todos os níveis de escolaridade. Há oportunidades para médicos em diversas especialidades, engenheiro civil, enfermeiro, entre outras.

Salário: 10.500 reais
Inscrições: até 26 de abril pelo site Polis Auditoria

MG - Aeronáutica
São 75 vagas para quem tem nível superior, das quais 40 são para engenheiros, 13 são para dentistas e cinco, para farmacêuticos. Para poderem se candidatar, dentistas, engenheiros e farmacêuticos devem ter menos de 36 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2016. Os profissionais de outras áreas precisam ter no máximo 32 anos em 31 de dezembro de 2016. Os aprovados farão o curso no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG), durante 17 semanas. Ao término da preparação, o aluno será nomeado primeiro-tenente.

Salário: 8.877,60 reais
Inscrições:
até 5 de maio pelo site do Ciaar

MG - Prefeitura de Água Boa
O concurso oferece 158 oportunidades para todos os níveis de escolaridade, inclusive para enfermeiro, odontólogo, professor, pedagogo, médico, psicólogo, entre outros.

Salário: até 8 mil reais
Inscrições:
até 6 de maio pelo site da Absoluto RH

MG Prefeitura de Catuji
São 32 oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Há vagas para médico, psicólogo, nutricionista, enfermeiro, entre outras.

Salário: até 5 mil reais
Inscrições até 12 de maio pelo site Reis Auditores

MG Prefeitura de Nazareno
São 35 vagas para todos os níveis de escolaridade. Há oportunidade para assistente social, médicos, professor, farmacêutico, supervisor educacional, entre outras.

Salário: até 5.959,54 reais
Inscrições: até 13 de maio pelo site Concursos JCM

PR - Prefeitura de Tamarana

Há vagas para médico, agente de saúde, enfermeiro, entre outras.

Salário: até 6.567,88 reais (para médicos)
Inscrições: até 19 de abril pelo site Exatus

PR Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes)
São 142 oportunidades para os níveis médio e superior para trabalhar em Curitiba (PR). Há vaga para assistente social, cirurgião dentista, jornalista, enfermeiro, engenheiro clínico, farmacêutico, fisioterapeuta , médicos em diversas especialidades, entre outras.

Salário: até 11.664 reais
Inscrições: até 22 de abril pelo site da Fundação de Apoio à Unespar

PR Centrais de Abastecimento do Paraná (CEASA)
São 18 vagas para ensino médio/técnico e superior. Os cargos são para engenheiro agrônomo e técnico agrícola.

Salário: até 7.092 reais
Inscrições: até 30 de abril pelo site Premier Concursos

PR - Hospital de Clínicas de Curitiba
O concurso oferece 1775 vagas para profissionais com nível superior e médio, nas áreas administrativa, médica e de assistência social.

Salário: até 8.252,10 reais
Inscrições:
até 6 de maio pelo site do IBFC

SC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
A universidade abriu dois editais de concurso público para professores nas áreas de humanas e exatas. Há 73 vagas para os campi da UFSC e uma vaga para professor titular-livre para o campus de Florianópolis.

Salário: até 17.430,74
Inscrições:
até 22 de abril pelo site da universidade

SC Instituto Federal Catarinense
Há 200 oportunidades para nível superior, para as funções de professor de carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnólogo.

Salário: até 9 mil reais
Inscrições: até 24 de abril pelo site do IFC

SC - Prefeitura de Nova Itaberaba
São 10 vagas, inclusive para médico, enfermeiro, psicólogo e médico veterinário.

Salário: até 11.556 reais
Inscrições:
até 5 de maio pelo site da AssconPP

RS - Prefeitura de Esteio
Há 263 vagas e cadastro reserva, inclusive para arquiteto, advogado, arquivista, biólogo, bibliotecário, engenheiro (diversas ênfases), médico (diversas especialidades), professor (diversas disciplinas), entre outros.

Salário: até 6.097 reais
Inscrições:
até 22 de abril pelo site da MS Concursos

RS- Prefeitura de Novo Barreiro
São 33 oportunidades para todos os níveis. Há vagas para enfermeiros, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, professores, entre outras.

Salário: até 11.677,55 reais
Inscrições: até 22 de abril pelo site Objetivas Concursos

RS - Prefeitura de São Sepé
São 47 vagas para todos os níveis. Há oportunidades para médico, engenheiro civil, odontólogo, fonoaudiólogo, entre outras.

Salário: até 9.240,40 reais
Inscrições: até 23 de abril pelo site da Objetivas

RS Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Serão selecionados profissionais de nível superior, médio e fundamental. Para nível superior, as oportunidades são para assistente de pesquisa clínica, enfermeiro (internação clínica e cirúrgica), engenheiro civil, médico na especialidade arritmias cardíacas, médico na especialidade de radiologia.

Salário: até 6.190,50 reais
Inscrições: até 27 de abril pelo site da FAURGS. A Faurgs (organizadora do concurso) disponibilizará computador e pessoa habilitada para orientação, na sua sede (Av. Bento Gonçalves, 9500, prédio 43609, Campus do Vale da Ufrgs, bairro Agronomia, Porto Alegre), em dias úteis, de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 17h.

RS - Prefeitura de Gravataí
O concurso oferece 53 vagas para todos os níveis. Entre os cargos estão os de professor, tradutor e intérprete de Libras, especialista em educação, entre outros.

Salário: até 11.534,89 reais
Inscrições:
até 1º de maio pelo site da Objetivas

CENTRO-OESTE

GO - Prefeitura de Uruana
Há 394 vagas em todos os níveis, inclusive para farmacêutico/bioquímico, fisioterapeuta, enfermeiro, odontólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, professor, entre outros.

Salário: até 9.045 reais
Inscrições:
até 30 de abril pelo site do Itame

MT - Prefeitura de Cláudia
Há um total 66 vagas, com cadastro reserva, para todos os níveis, inclusive para advogado, assistente social, bioquímico, contador, médico, nutricionista, veterinário, odontólogo, professor, entre outros.

Salário:
até 10 mil reais
Inscrições: até 16 de abril pelo site da Atos Consultoria

MT - Prefeitura de Nova Mutum
São 42 vagas para todos os níveis. Há oportunidades de nível superior para advogado, arquiteto, bioquímico, enfermeiro, fisioterapeuta,fonoaudiólogo,médico do trabalho e professor.

Salário: até 7.525,29 reais
Inscrições: até 26 de abril pelo site do Grupo Atame

MS -Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul
São 25 vagas para juiz substituto. Para o cargo, é preciso ter entre 23 e 65 anos, ser bacharel em direito com, no mínimo, três anos de atividade jurídica e não ter antecedentes criminais.

Salário: 23.512,65 reais
Inscrições: até 8 de maio pelo site da Vunesp.

DF - Conselho Federal de Administração
São 855 vagas para todos os níveis, das quais 850 são para cadastro reserva. Para nível superior, as oportunidades são para administrador, analista jurídico, analista estatístico, analista arquivista, controlador de finanças, informática (analista de sistemas), informática (banco de dados), comunicação (designer) e informática (webdesigner).

Salário: até 5.168,20 reais
Inscrições: até 22 de abril pelo site do Quadrix

DF -Tribunal Regional Federal da 1ª Região
São 228 vagas para juiz substituto federal. É preciso ser bacharel em direito há 3 anos, no mínimo, por instituição de ensino superior, oficial ou reconhecida, com diploma registrado no Ministério da Educação, e ter, na ocasião da inscrição definitiva, 3 anos de atividade jurídica, exercida após a obtenção do grau de bacharel em direito.

Salário: até 23.997,19 reais
Inscrições: até 28 de abril pelo site do Cespe.

NORTE E NORDESTE

AM - Prefeitura de Presidente Figueiredo
O concurso oferece 853 vagas para todos os níveis de escolaridade. Entre os cargos de nível superior estão os de assistente social, enfermeiro. fonoaudiólogo,  professor, médico veterinário e médico (generalista, anestesiologista, cardiologista, endocrinologista, ginecologista/obstetra, neurologista, oftalmologista, ortopedista, pediatra, ultrassonografista e cirurgião).

Salário: até 6.400 reais
Inscrições:
até 16 de abril pelo site do Cetam

PB - Tribunal de Justiça da Paraíba
São 15 vagas para juiz substituto. Para participar, é necessário ser graduado em Direito e comprovar, no mínimo, três anos de atividade jurídica.

Salário: 27,5 mil reais
Inscrições: até 7 de maio pelo site do Cespe/UNB

CE - Tribunal de Contas do Ceará
São 48 oportunidades: 36 vagas para analista, uma para Procurador de Contas, uma para conselheiro substituto (auditor) de externo e 10 para técnico de controle externo.

Salário: de 6.310,92 reais a 30.471,11 reais
Inscrições: até 15 de maio pelo site da Fundação Carlos Chagas

São Paulo - Dominar o texto da Constituição Federal é indispensável para ter sucesso na maioria dos concursos públicos . A seguir, reunimos indicações bibliográficas de cinco especialistas na preparação para esse tipo de exame. O "cardápio" apresentado inclui livros com conteúdo simplificado para iniciantes, bem como obras voltadas a um estudo mais profundo do Direito Constitucional. Conheça as sugestões e boa sorte nas provas!
  • 2. "Direito Constitucional esquematizado"

    2 /12(EXAME.com)

  • Veja também

    Na opinião de Karina Jaques, professora do curso "Agora eu passo", o livro é o melhor na disciplina de Direito Constitucional com foco em concurseiros. Segundo ela, a obra consegue atender a quase todos os públicos. "O conteúdo é apresentado numa linguagem acessível, mas sem perder o nível", comenta. Além de destacar os pontos principais da matéria de forma didática, o autor traz questões de provas anteriores. "Direito Constitucional esquematizado", de Pedro Lenza (Editora Saraiva)
  • 3. "Curso de Direito Constitucional"

    3 /12(EXAME.com)

  • A indicação é de João Mendes, coordenador do curso Ênfase. "Os autores trazem uma abordagem teórica e jurisprudencial da matéria, o que torna o livro ótimo para quem quer estudar o tema em profundidade", comenta. Os autores são Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, e Paulo Gustavo Gonet Branco, membro do Ministério Público Federal. "Curso de Direito Constitucional", de Gilmar Ferreira Mendes e Paulo Gustavo Gonet Branco (Editora Saraiva)
  • 4. "Comentários à Constituição do Brasil"

    4 /12(EXAME.com)

    Segundo Sérgio Camargo, professor especializado em concursos,  J.J. Gomes Canotilho é um autor valorizado em bancas e muito consultado para decisões judiciais. "É uma leitura obrigatória para quem presta exames para vagas de alto escalão", diz Sérgio Camargo, professor e advogado especializado em concursos. "Comentários à Constituição do Brasil", de J. J. Gomes Canotilho, Gilmar Ferreira Mendes, Ingo Wolfgang Sarlet e Lenio Luiz Streck (Editora Saraiva / Almedina / IDP)
  • 5. "Direito Constitucional"

    5 /12(EXAME.com)

    Segundo Karina Jaques, do curso "Agora eu passo", o livro deve ser usado para a iniciação na matéria. "É um texto simplificado, mas sem perder a excelência", comenta a professora. O autor ensina a disciplina fazendo referências, ponto a ponto, à Constituição brasileira. "Direito Constitucional", de Sylvio Motta (Editora Elsevier)
  • 6. "Direito Constitucional Descomplicado"

    6 /12(EXAME.com)

    Segundo Aloysio Falcão, professor especializado em concursos, o livro aborda de forma simples e direta os temas cobrados nos principais editais de concursos públicos do país. "A obra serve bem aos iniciantes, com um sumário de fácil manuseio e exercícios extraídos de provas importantes, organizados por assunto", afirma. "Direito Constitucional Descomplicado", de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo (Editora Método)
  • 7. "Curso de Direito Constitucional"

    7 /12(EXAME.com)

    Segundo Mendes, do curso Ênfase, o livro permite um estudo profundo e crítico da matéria. "Há passagens em que os autores divergem do entendimento majoritário", comenta. Por essa razão, diz ele, é um prato cheio para quem já tem boa base em Direito Constitucional e quer ir além no estudo. "Curso de Direito Constitucional", de Luiz Guilherme Marinoni, Daniel Mitidiero e Ingo Wolfgang Sarlet (Editora RT)
  • 8. "Curso de Direito Constitucional"

    8 /12(EXAME.com)

    Segundo Sérgio Camargo, professor e advogado especializado em concursos, a leitura do autor é indispensável pela sua metodologia. "A obra é muito útil para quem vai prestar concursos com maior grau de complexidade", comenta. "Curso de Direito Constitucional", de Guilherme Peña de Moraes (Editora Atlas)
  • 9. "Direito Constitucional: teoria, história e métodos de trabalho"

    9 /12(EXAME.com)

    Segundo Fernando Bentes, diretor do site Questões de Concursos, o livro tem a virtude do didatismo. "Os autores conseguem traduzir teorias e doutrinas complexas para uma linguagem  bastante simples e acessível", comenta. "Direito Constitucional: teoria, história e métodos de trabalho", de Cláudio Pereira de Souza Neto e Daniel Sarmento (Editora Fórum)
  • 10. "Manual de Direito Constitucional"

    10 /12(EXAME.com)

    Professor de cursinhos preparatórios, o autor faz um apanhado sintético e didático da disciplina, na opinião de Fernando Bentes, do site Questões de Concursos. "É uma excelente opção para iniciantes, candidatos a cargos de nível médio, analistas ou para quem precisar de uma revisão panorâmica do assunto", afirma. "Manual de Direito Constitucional", de Marcelo Novelino (Editora Método)
  • 11. "Elementos de Direito Constitucional"

    11 /12(EXAME.com)

    Para o professor Aloysio Falcão, o livro tem grande utilidade para quem quer se aprofundar na disciplina. "A obra permite conhecer a fundo temas como a divisão espacial e orgânica do poder, bem como instrumentos de garantias fundamentais e direitos", afirma. A autoria é de Michel Temer, atual vice-presidente do país. "Elementos de Direito Constitucional", de Michel Temer (Editora Malheiros)
  • 12. Veja agora 10 livros de português indispensáveis para concurseiros

    12 /12(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosConcursosConcursos públicosvagas-de-emprego

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame