Acompanhe:

VAREJO: 5 dicas de gestão de estoque eficiente para o Dia das Mães

Como usar a inteligência artificial para evitar que faltem produtos em uma das datas mais improtantes para o varejo brasileiro

Modo escuro

Continua após a publicidade
Empresas perdem de 10% a 20% das vendas por não terem produtos disponíveis nos estoques (Emilija Manevska/Getty Images)

Empresas perdem de 10% a 20% das vendas por não terem produtos disponíveis nos estoques (Emilija Manevska/Getty Images)

B
Bússola

Publicado em 4 de maio de 2022 às, 20h40.

Com a aproximação do Dia das Mães – uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, as empresas precisam ficar atentas quanto à disponibilidade de produtos nas gôndolas para não perder vendas e deixar filhos, maridos e netos na mão.

Um levantamento realizado pela Teamcore, multinacional especializada em tecnologia para o varejo, aponta que empresas de bens de consumo perdem de 10% a 20% de suas vendas por não terem produtos disponíveis nas prateleiras.

Pensando nisso, o diretor comercial da multinacional no Brasil, Henrique Pontes, aponta, a pedido da Bússola, cinco dicas para empresas varejistas garantirem a disponibilidade de produtos nas prateleiras das lojas físicas e on-line, e aumentarem as vendas nesta e em outras épocas importantes.

1-Verifique se as promoções e exposições preparadas para o Dia das Mães foram implementadas corretamente e nos horários definidos. Não se esqueça de fazer análises diárias para fazer melhorias e direcionar sua equipe para os pontos de venda com maiores oportunidades de vendas.

2-Controle e melhore o desempenho das promoções. Atualmente existem ferramentas que ajudam a mobilizar a equipe no PDV, visando aumentar as vendas graças ao poder da análise diária do progresso. Isso permitirá que você concentre seu trabalho nas lojas que geram menos retorno, o que será corrigido por meio de tarefas atribuídas diretamente a cada um dos gerentes de sua equipe de vendas.

3-Dê visibilidade total a todos os pontos de venda. Uma vez que suas promoções de gôndola tenham sido ativadas e executadas, é hora de realizar uma análise completa de sua estratégia promocional. Atualmente existem ferramentas digitais que ajudam você a analisar suas promoções por período ou ao longo do ciclo promocional. Além disso, essas ferramentas permitem maximizar e avaliar promoções, aprimorando sua estratégia comercial.

Uma análise da eficácia de uma promoção ou exposição permite reduzir custos futuros, ajustando a atividade promocional (taxas de exposições, lojas e horários). Trabalhe suas promoções de forma inteligente para conseguir boas vendas neste Dia das Mães.

4- Sempre fique atento à disponibilidade do seu produto. Garantir a disponibilidade dos itens é o mais importante durante essas festividades. Nesses dias de aumento das vendas, a compra deve ser simplificada para que o  cliente encontre o produto nas prateleiras.

5- Garanta a execução correta na loja. É muito importante ter controle e acompanhamento constante dos KPS's antes, durante e depois destas datas especiais, ter seu plano pronto para abastecer lojas, supermercados, entre outros para evitar a falta de produtos nas gôndolas, otimizar rotas e tempo da equipe.

O desgaste de sua equipe visitando lojas e resolvendo problemas de última hora pode ser eliminado com aplicativos que oferecem ações claras, precisas, preditivas, personalizadas e em tempo real.

Pontes ainda avalia que as empresas que optam por implantar inteligência artificial para otimizar processos saem na frente. “Ao transformar informação em ação, é possível fazer com que os produtos sempre estejam disponíveis nas gôndolas no momento da compra, aumentando a experiência do cliente no varejo.”

Todos os dias, mais de 450 mil produtos estão de volta ao estoque devido à tecnologia aplicada pela retail tech. Além disso, por meio dos dados captados, ela consegue melhorar a produtividade de equipes entre 23% a 30%, reduzindo o tempo dedicado à supervisão e gestão.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Como os e-commerces do Brasil e América Latina transformaram o setor

This is Us, minha família, sua família e a doença de Alzheimer

Puffs, ideias revolucionárias? Os principais mitos da cultura da inovação

Últimas Notícias

Ver mais
IA do Instagram vai permitir conversa entre fã e influencer
Inteligência Artificial

IA do Instagram vai permitir conversa entre fã e influencer

Há 20 horas

Conheça o dispositivo que grava reuniões e usa IA para te ajudar
Inteligência Artificial

Conheça o dispositivo que grava reuniões e usa IA para te ajudar

Há 20 horas

Guerra Fria da IA tem novo capítulo: um investimento bilionário da Microsoft no Golfo
Inteligência Artificial

Guerra Fria da IA tem novo capítulo: um investimento bilionário da Microsoft no Golfo

Há um dia

Uso de energia exigido pela IA acende alerta vermelho
Tecnologia

Uso de energia exigido pela IA acende alerta vermelho

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais