Um conteúdo Bússola

Rock in Rio: Gerdau leva experiências imersivas de reciclagem para edição

Empresa promove uma série de ações com o público reforçando os conceitos de reciclagem e da versatilidade do aço
Serão várias ativações, em dois espaços criados para interação do público com as temáticas do Palco Mundo e da reciclagem (Bússola/Divulgação)
Serão várias ativações, em dois espaços criados para interação do público com as temáticas do Palco Mundo e da reciclagem (Bússola/Divulgação)
B
BússolaPublicado em 06/09/2022 às 16:00.

A Gerdau, empresa brasileira produtora de aço, preparou uma série de ações de engajamento e interação com o público que irá visitar o Rock in Rio Brasil 2022, que começou na última sexta-feira, 2 de setembro. Parceria do festival na categoria “O Aço oficial do Rock in Rio” e fornecedora de aço da cenografia do Palco Mundo do Rock in Rio Brasil 2022, o maior de todas as edições, a escolha da Gerdau levou em conta aspectos de sustentabilidade e inovação.

Quem acompanhar os shows no icônico Palco Mundo vai se deparar com uma estrutura de 30 metros de altura, similar a um prédio de dez andares, 200 toneladas de aço, volume suficiente para a fabricação de 200 carros, e 104 metros de largura, equivalente a duas piscinas olímpicas. Além disso, em telões espalhados pela Cidade do Rock também será possível acompanhar filmes publicitários sobre a concepção do projeto.

O maior Palco Mundo da história é um dos motes para as ações de marca que a Gerdau vai ativar durante a edição 2022. Construído para reforçar importantes conceitos de inovação, sustentabilidade, circularidade, inclusão e compromisso com o futuro, a estrutura é parte importante do novo posicionamento da Gerdau.

“A Gerdau é uma indústria B2B, que vende um produto essencial, mas que para nós é B2P (Business to People). Queremos conectar a empresa com a sociedade em geral, consolidando nossa marca como uma brand love da indústria brasileira. E o Rock in Rio é um passo relevante e estratégico nessa jornada” declara Pedro Torres, líder global de Comunicação e Marca Corporativa da Gerdau.

Serão várias ativações, em dois espaços criados para interação do público com as temáticas do Palco Mundo e da reciclagem. Quem visitar o estande principal, localizado no gramado com vista para os Palcos Sunset e Mundo, vai encontrar uma réplica em aço do Palco Mundo, com dois metros de altura — um mockup do palco para cliques super especiais — e uma máquina de reciclagem (semelhante àquelas famosas máquinas para “pegar ursinhos”, só que com brindes Gerdau).

Mas a grande atração é uma ação na qual o público simula uma banda de rock se apresentando e, depois receberá por e-mail, um vídeo editado da experiência. Esse registro poderá ser reproduzido nas redes sociais, viralizando a mensagem sobre o aço reciclado para além do Rock in Rio.

Na área vip, a Gerdau reproduziu as mesmas ações e conteúdos especiais. Quem participar das ativações ganhará réplicas em aço do Palco Mundo em formato de pingente.

“Nosso objetivo é promover, por meio de todas essas ações, uma grande reflexão sobre a importância da economia circular para um mundo melhor. Como maior recicladora de sucata da América Latina, estamos buscando, em cada ação, mostrar a importância de cada um fazer a sua parte para termos um planeta preservado para as próximas gerações”, diz Pedro.

A cantora Ivete Sangalo, parceria da empresa e embaixadora do concurso musical “Gerdau, me leva pro Rio”, que promoveu talentos do cenário independente nas regiões onde a Gerdau produz aço, será também uma importante disseminadora de mensagens sobre reciclagem, usando suas redes sociais para promover conteúdos especiais com a marca.

Nas ativações de mídia out of home (OOH), a aposta está em ações em aeroportos,  fazendo  o público que vai ou chega ao Rio de Janeiro já entrar no clima, com espaços especiais da marca que valorizam a música e a sustentabilidade. As ações acontecem nos aeroportos de Congonhas (São Paulo), Confins (Belo Horizonte), Porto Alegre e Santos Dumont (Rio de Janeiro) — neste último, haverá uma réplica do Palco Mundo para fotos.

Na TV, a Gerdau terá filmes publicitários veiculados nas principais emissoras de TV aberta (Globo, SBT, Band), além de canais por assinatura de jornalismo, esportes e entretenimento, como CNN Brasil, Multishow, SporTV e ESPN, bem como nas rádios CBN, do grupo Globo, e emissoras regionais de Minas Gerais.

Nas redes sociais, os canais da empresa já têm uma agenda repleta de posts com imagens, vídeos e registros de todo o preparo para o festival no Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn, TikTok e Twitter — e vai seguir assim durante o evento. A Gerdau é a produtora de aço com a maior base global de seguidores: são mais de dois milhões nas redes proprietárias.

As ativações durante o festival se encerram no último dia de shows, 11 de setembro, com a apresentação das bandas vencedoras do concurso musical “Gerdau me leva pro Rio”. O Gerdau Lounge recebe um pocket show com as bandas Arquelano, de Maracanaú (CE); Radioativa, do Rio de Janeiro (RJ), e Tria Arás, de Divinópolis (MG). Depois de se apresentar no Palco Mundo, Ivete Sangalo volta ao espaço Gerdau para entregar o troféu Disco de Aço para os músicos, que também receberão consultoria artística do Estúdio Bravo, liderado por Rodolfo Simor, produtor musical indicado ao Grammy Latino, referência no mercado de música.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Como a Gerdau busca bater recordes em ESG das indústrias mundiais

Tecnologia não tira empregos: vem criando novas e remuneradas carreiras

O novo sempre vem: dinâmicas da inovação e integração ao nosso dia a dia