Acompanhe:

Quem são as 6 mulheres apontadas como inspiração por jovens e adolescentes 

Alunos e profissionais do Colégio Visconde de Porto Seguro criaram lista de personalidades que eles viram crescer e que, hoje, despertam interesse de meninas que ainda marcarão seu lugar na sociedade

Modo escuro

Continua após a publicidade
Conheça 6 mulheres de trajetória inspiradora (Klaus Vedfelt/Getty Images)

Conheça 6 mulheres de trajetória inspiradora (Klaus Vedfelt/Getty Images)

No mês das mulheres, celebramos as conquistas e promovemos a visibilidade de mulheres com trajetórias inspiradoras. 

Para isso, nos voltamos para a educação, área onde os profissionais têm a oportunidade de acompanhar os primeiros passos e impulsionar meninas com potencial para se tornarem mulheres importantes e respeitadas.

Convidamos então o Colégio Visconde de Porto Seguro – instituição de ensino fundada há 145 anos pela comunidade alemã no Brasil – para destacar seis personalidades femininas que acompanharam e que hoje podem inspirar adolescentes sonhadoras na sua caminhada.

1 Martina Hackelberg

Atualmente ela é a Cônsul-Geral da Alemanha em São Paulo, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo em mais de 150 anos de representação diplomática alemã na capital paulista. 

Anteriormente, 20 homens estiveram em seu lugar e exatamente por isso é relevante vê-la ocupar um cargo diplomático tão importante na metrópole que é a maior cidade industrial alemã fora da Alemanha. 

2 Martina Laukant Ehrenberg Muller 

Ela é gerente de parcerias do Escritório da ONU para a Redução do Riscos de Desastres, em Nova Iorque. Ela é ex-aluna do Porto, em São Paulo, onde estudou entre 1995 e 2008. Logo após graduou-se em Direito na Universidade de São Paulo e fez mestrado em políticas públicas pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. 

3 Eleonora Schmidtt Buelau 

Ex-aluna do Porto, Eleonora chegou a competir nos Jogos Olímpicos de Verão de 1948 em Londres na modalidade de Natação nos 100m livre. Feito memorável por se tratar de uma época em que as mulheres ainda tinham pouco espaço no esporte e quase não eram representadas – entre os 77 atletas brasileiros, havia apenas 7 mulheres. 

Ela também conduziu a tocha olímpica no percurso por São Paulo para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
A ex-atleta é mãe de Christian Walter Buelau, vice-presidente da Fundação Visconde de Porto Seguro. 

4 Letícia de Matos Pereira 

Letícia é ex-aluna da unidade Morumbi como aluna bolsista, formou-se em 2014 com plena excelência e um "boletim de ouro" nas mãos. 

Ingressou em Medicina na Faculdade Católica Santa Marcelina, no ano seguinte (2015), dando continuidade à sua incrível trajetória de aprendizado e determinação.

Atualmente, Letícia é médica generalista, e já atua profissionalmente há 3 anos. 

Durante a faculdade, criou um projeto solidário na Atlética, intitulado "Ala Solidária", que recebia e distribuía doações a pessoas carentes das redondezas. 

5 Rainha Silvia 

Ela é a esposa e consorte real do Rei Carlos XVI Gustavo e é rainha consorte da Suécia desde 1976, sendo a primeira rainha consorte sueca de origem não real.

Silvia Renata Sommerlath nasceu na cidade alemã de Heidelberg em 1943 e é fruto da união da brasileira Alice Soares de Toledo, de tradicional família paulista, e do alemão Walther Sommerlath. 

Dos 4 aos 14 anos, ela morou com sua família em São Paulo, onde estudou no Colégio Visconde de Porto Seguro, localizado à época na Praça Roosevelt, centro da capital. Fala português fluentemente e mantém forte ligação com a cultura brasileira. 

6 Bárbara Konner 

Primeira mulher a liderar a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, Konner contribuiu para a intensificação do relacionamento da comunidade empresarial alemã com autoridades do Brasil.

Desde 2002, Barbara está diretamente conectada ao mundo das câmaras alemãs. Foi diretora para as Américas do Norte e do Sul na Câmara alemã de Indústria e Comércio e, em 2011, ocupando o cargo de vice-presidente executiva da Câmara alemã na Argentina.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Educação Inclusiva: apenas 16% das empresas têm programas para grupos minorizados, diz estudo
seloCarreira

Educação Inclusiva: apenas 16% das empresas têm programas para grupos minorizados, diz estudo

Há 3 dias

ESG: como conseguir o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça para sua empresa
Um conteúdo Bússola

ESG: como conseguir o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça para sua empresa

Há 5 dias

Senado aprova plano para combate integrado à violência contra a mulher
Brasil

Senado aprova plano para combate integrado à violência contra a mulher

Há uma semana

Apenas 6% de CEOs são mulheres no mundo, aponta pesquisa da Deloitte
seloCarreira

Apenas 6% de CEOs são mulheres no mundo, aponta pesquisa da Deloitte

Há uma semana

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais