Acompanhe:

Lifelong learning: entenda esse estilo de vida e suas vantagens

O conceito de aprendizado ao longo da vida defende que a busca por novos conhecimentos deve ser feita de forma contínua e progressiva

Modo escuro

Continua após a publicidade
Pessoas buscam aprendizado com autonomia (mixetto/Getty Images)

Pessoas buscam aprendizado com autonomia (mixetto/Getty Images)

B
Bússola

Publicado em 19 de julho de 2022 às, 13h55.

Última atualização em 19 de julho de 2022 às, 14h01.

Por Bússola

Você provavelmente já deve ter se deparado com essa expressão em algum momento nos últimos anos, pois ela passou a ser debatida com muito mais ênfase tanto no ambiente educacional como também no corporativo. Mas, o que ela quer dizer exatamente?

O termo lifelong learning pode ser traduzido do inglês como “aprendizado ao longo da vida”. Em outras palavras, esse conceito defende que a busca por novos conhecimentos deve ser feita de forma contínua e progressiva em todas as fases da vida, deixando de lado aquela ideia de que não é mais necessário estudar após terminar a escola ou faculdade.

O objetivo principal é que as próprias pessoas busquem esses aprendizados, estando no centro desse processo educacional e desenvolvendo autonomia para ir atrás daquilo que gostam ou têm curiosidade de estudar e aprender.

A pedido da Bússola, a Qranio, plataforma mobile de aprendizagem baseada em gamificação, listou três benefícios de seguir esse estilo de vida. Confira:

Incentivo ao autodesenvolvimento

Por ser uma ação que as pessoas realizam geralmente sozinhas, sem o auxílio de mentores ou outros profissionais, essa mentalidade de lifelong learning acaba fazendo com que elas reflitam de forma mais profunda sobre o que realmente querem e o que se encaixa com o seu perfil. “Acredito que tudo aquilo que nos incentiva e ajuda a descobrir um pouco mais sobre nós mesmos é muito positivo. Se autoconhecer e se desenvolver dentro dessas descobertas traz muitas vantagens para todas as esferas da vida, como maior equilíbrio emocional, independência, confiança e autoestima”, afirma Samir Iásbeck, CEO e fundador da Qranio.

Isso resulta em um ciclo de evolução mais saudável, pois ao ter maior autoconhecimento, o processo de aprendizado contínuo fica mais leve e ágil, já que é possível encontrar com mais facilidade os modelos e métodos de estudo que mais fazem sentido para cada um.

Aumento de valor no mercado

Um profissional que permanece sempre atento às novidades da sua área, que se esforça para aprender novos conceitos e conteúdos que podem ser utilizados para realizar um trabalho mais assertivo e produtivo é um trunfo muito importante para qualquer empresa. Samir destaca como isso é ainda mais relevante se pensarmos no momento atual, no qual boa parte da população está desempregada e em busca de novas oportunidades.

“Competências que gerem um diferencial competitivo são bem-vindas e ajudam o profissional a aumentar o seu valor e se posicionar bem no mercado. O lifelong learning consegue cumprir muito bem esse papel ao incentivar a qualificação ao longo de toda a carreira, seja por meio de cursos, livros, artigos ou treinamentos corporativos, ajudando seus adeptos a desenvolver ainda outras habilidades essenciais como criatividade e proatividade”, diz Samir.

Se manter atualizado

Segundo o estudo Future of Jobs 2020, realizado pelo Fórum Econômico Mundial, aproximadamente 94% dos líderes entrevistados almejam que os colaboradores busquem novas competências que os ajudem na rotina de trabalho até 2025. Os dados não mentem: estar atualizado e pronto para a requalificação já é e será cada vez mais essencial para se manter no mercado de trabalho. Nesse sentido, fica claro que adotar uma postura de lifelong learner é uma forma efetiva de alcançar esse objetivo com mais facilidade em um cenário corporativo em constante transformação.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Falta de educação financeira aumenta desigualdade em era de instabilidade

Empreender em educação exige compromisso, diz Duda Falcão, da Eleva

Unifesp abre inscrições para curso de Autocuidado e Saúde Integral

Últimas Notícias

Ver mais
Como startup que automatiza rotina fiscal de empresas projeta faturar mais de R$ 28 milhões em 2024
Bússola

Como startup que automatiza rotina fiscal de empresas projeta faturar mais de R$ 28 milhões em 2024

Há 3 horas

Bússola Cultural: encontro literário com Tiago Nhandewa, escritor e pesquisador indígena
Bússola

Bússola Cultural: encontro literário com Tiago Nhandewa, escritor e pesquisador indígena

Há 6 horas

Por que podemos estar diante de uma mudança no mercado de empresas de benefícios a funcionários
Bússola

Por que podemos estar diante de uma mudança no mercado de empresas de benefícios a funcionários

Há 9 horas

Quais foram as 10 séries mais vistas de 2023?
Bússola

Quais foram as 10 séries mais vistas de 2023?

Há 22 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais