Bússola
Um conteúdo Bússola

Katycia Nunes: como utilizar IA e tecnologia a favor da conexão na educação corporativa

Precisamos entender que a educação corporativa é essencial para o desenvolvimento de líderes e a inteligência artificial pode ser uma aliada poderosa nesse processo

 (portishead1/Getty Images)

(portishead1/Getty Images)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 27 de maio de 2024 às 10h00.

Por Katycia Nunes*

A educação corporativa é um conceito fundamental para o crescimento e sucesso de uma organização. Investir no desenvolvimento de líderes é uma estratégia essencial para as empresas que desejam se manter competitivas e enfrentar os desafios do mercado atual. 

Nesse contexto, o uso de inteligência artificial tem se mostrado uma ferramenta poderosa para potencializar e revolucionar o processo de formação de lideranças. Por meio de algoritmos, o aprendizado é feito por análise preditiva, e tem a capacidade de coletar e interpretar dados de forma precisa e eficiente.

Esse recurso pode ser aplicado no contexto corporativo para identificar oportunidades de desenvolvimento de lideranças, personalizar programas de treinamento e fornecer informações, insights e feedbacks em tempo real. 

Utilizando a tecnologia para desenvolver treinamentos

Um dos grandes desafios da educação corporativa é oferecer treinamentos que atendam às necessidades e características individuais de cada colaborador e, principalmente, que prendam a atenção e engajem essas pessoas.

Dentro desse aspecto, a tecnologia empregada pode contribuir ao analisar o perfil e desempenho de cada líder, identificando lacunas de conhecimento e habilidades que realçam o aprimoramento. 

Com base nessas informações, programas de desenvolvimento personalizados podem ser criados, direcionando recursos de forma mais assertiva e focada. 

A IA também pode auxiliar a identificar tendências e padrões de liderança que melhoram para o sucesso e crescimento da organização, bem como de aproximar a liderança de seus times.

Feedback e desenvolvimento em tempo real

Ao analisar dados de desempenho, feedback de clientes e indicadores de produtividade, podemos identificar quais são as competências e habilidades que mais impactam positivamente nos resultados. 

Essas informações são valiosas para direcionar esforços de treinamento e desenvolvimento de líderes, maximizando seu potencial e impacto no processo decisório. 

Outra vantagem do uso de IA na educação corporativa é a capacidade de fornecer feedback em tempo real. Ao utilizar sistemas de aprendizado, como programas de aprendizagem híbridos e metodologia ativas,  é possível analisar o desempenho de líderes em situações simuladas, como estudos de caso, treinamentos virtuais ou jogos de simulação. 

Com base nessa análise, a IA pode fornecer feedback imediato, apontando pontos fortes e fracos, áreas para aprimoramento e orientando o desenvolvimento contínuo das lideranças.

O papel humano não deve ser substituído

Vale ressaltar que nenhuma tecnologia substitui a presença humana na formação de lideranças. E é preciso entender também o papel do líder para seus liderados

A tecnologia deve ser empregada muito mais como uma ferramenta complementar capaz de agilizar o processo de educação corporativa e fornecer informações inovadoras, mas não como um substituto para a interação e orientação com seus colaboradores

Em resumo, precisamos entender que a educação corporativa é essencial para o desenvolvimento de líderes e a inteligência artificial pode ser uma aliada poderosa nesse processo. E claro, fazer o uso consciente e inteligente da IA e manter o equilíbrio entre o uso da ferramenta e a valorização da interação humana no processo de formação de líderes. 

*Katycia Nunes é Consultora Educacional e Especialista de Negócios do Dot Digital Group.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialEducação

Mais de Bússola

E se seu filho pudesse estudar empreendedorismo desde pequeno? Conheça escola que dá curso na área

Como a Arezzo&Co planeja rastrear 100% da sua cadeia de couro utilizando blockchain

Bússola Poder: Lula paga a conta de Lula e Dilma

Bússola Cultural: Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 54ª edição

Mais na Exame