Inadimplência em financiamento habitacional cai e é a menor na história da Caixa
Confira notas exclusivas sobre economia e negócios na Bússola & Cia
Isabela Rovaroto
Publicado em 20 de janeiro de 2021 às 10h33.
Última atualização em 20 de janeiro de 2021 às 13h15.
Caixa registra recorde histórico de adimplência no financiamento habitacional
A Caixa Econômica Federal anuncia nesta quinta-feira excelentes números do balanço do último trimestre do ano passado, fechando bem o cenário de 2020. Apesar da recessão no país, a inadimplência na área habitacional foi a menor da história da Caixa, que tem a maior fatia do mercado de financiamento para aquisição de imóveis no país. Uma das possíveis explicações para esse fenômeno é que o auxílio emergencial tenha colaborado para manter as prestações da casa própria em dia, apesar da grave crise provocada pela pandemia de Covid-19.
Demanda forte
As vendas de imóveis continuam aquecidas no começo do ano e a Caixa continua a registrar forte demanda por crédito. O reverso da moeda é que isso tem provocado falta de material para construção em diversas partes do país, o que pode atrasar a entrega das obras por parte das construtoras.
Privatização
Os dados positivos da Caixa também alimentam os planos para 2021. Este ano está em mira a privatização da Caixa Seguridade e o IPO do banco digital surgido da disseminação do Caixa Tem, aplicativo que operacionalizou o pagamento do auxílio emergencial, que deve permanecer sob controle da instituição financeira estatal.
Radiação nuclear
O governo continua a levar adiante, discretamente, o plano para finalizar as usinas nucleares projetadas ainda no governo militar e até hoje inacabadas, como Angra 3. O Ministério da Ciência e Tecnologia também incluiu como meta a escolha de um local definitivo para descarte do resíduo radioativo da geração de energia.
Débitos digitais
A Recovery registrou aumento de uso nos seus canais digitais. Mais da metade dos acordos realizados de recuperação de dívidas foram usando site, WhatsApp, app e o Messenger do Facebook. O volume de acordos realizados nesses canais chegou a 4,2 milhões em todo o ano. Em 2019, o share digital chegou a 45% e, em 2020, alcançou 56%.
Resíduo reciclado
A Natural One contabilizou, com aferição de empresa especializada, que destinou corretamente mais de 1.700 toneladas de resíduos para a reciclagem. A companhia já impactou financeiramente mais de 40 operadores de coleta em 21 estados do país, e atingiu positivamente mais de 1.300 pessoas em todo o Brasil.
Covid 1
O grupo Sabin realizou de fevereiro a dezembro mais de 1 milhão de testes de detecção de Covid-19 no Brasil. Foram mais de 660 mil no formato RT-PCR e outros 350 mil do tipo sorológico, atendendo a população de mais de 50 cidades brasileiras em 12 estados, além do Distrito Federal.
Covid 2
Com a onda permanente da pandemia no país, a Alliar está lançando dois novos tipos de teste de Covid-19 no mercado. A empresa começa a oferecer esta semana, nos laboratórios Axial em Minas Gerais, o teste antígeno de Covid-19, com o resultado em até uma hora. Em São Paulo, a novidade é o teste PCR Salivar, que será oferecido nos laboratórios CDB e é menos invasivo e indolor.
PetCenso 2020
A Petlove e DogHero apresentam o Pet Censo 2020, maior levantamento nacional sobre raças e nomes preferidos dos tutores. Com a fusão das duas empresas, o levantamento está ainda mais completo: são quase dois milhões de pets cadastrados nas plataformas. No sudeste, por exemplo, os vencedores são Mel e Thor para cães, e Nina e Tom para os gatos.
Conselho positivo
A Positivo Tecnologia elegeu Marcel Martins Malczewski e Roberto Pedote como os novos membros do Conselho de Administração. A empresa registrou grande crescimento de vendas em 2020, com o home office demandando mais computadores para uso no lar.
De crista alta
A BlueTrade recebeu pela segunda vez o prêmio Galo de Ouro, na categoria Agência. A premiação foi promovida pela MAG 365, ligada à Mongeral Aegon. A primeira vez que a BlueTrade ganhou o prêmio foi em 2018, na categoria Corretor Estruturado.
Siga Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Mais da Bússola: