ESG: as três letras que estão mudando os investimentos e a comunicação
Iniciativas ambientais, sociais e de governança contribuem para aumentar o valor das marcas. Mas para isso acontecer, é preciso saber comunicar
Mariana Martucci
Publicado em 10 de outubro de 2020 às 20h16.
A preocupação das empresas com aspectos sociais, ambientais e de governança corporativa sempre existiu, principalmente para criar vantagem competitiva ou um colchão de boa vontade com a sociedade. Mas o que era discurso ganhou agora maior peso na prática.
As iniciativas de ESG ( Environmental, Social e Governance ) ganharam o mundo dos investimentos com gestoras criando fundos focados em empresas que atendem de fato essas demandas, especialmente em um cenário pós-pandemia onde as pessoas estão dando cada vez mais valor a empresas que têm capacidade de transformação e doação de recursos para esse novo futuro.
E o que isso muda na comunicação? As práticas de ESG contribuem para atrair investidores e para aumentar o valor da marca. Mas para isso acontecer é preciso saber comunicar com todos os stakeholders. De investidores ao consumidor final. É preciso identificar vozes potentes dentro e fora das empresas para ocupar espaços, inspirar e mostrar o que de fato mexe o ponteiro da sociedade.
Se a sua empresa já tem práticas e iniciativas ESG, está na hora de pensar como comunicá-las de forma eficiente para seus públicos.
* Gerente de Planejamento na FSB Comunicação
Siga a Bússola nas redes sociais Twitter | Facebook | Youtube