Exame Logo

Dia Internacional da Mulher na Engenharia: sejamos hoje o modelo para as líderes do futuro

Honramos o passado, abraçamos o presente e aspiramos a um futuro onde a igualdade de gênero em STEM não seja apenas um objetivo, mas uma realidade, Nadia González escreve

(izusek/Getty Images)
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 23 de junho de 2024 às 07h00.

Por Nadia González*

Estou convencida de que, nas últimas décadas, as mulheres ousaram mudar estereótipos estudando e praticando engenharia . A inclusão do gênero feminino nas carreiras STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) tem alcançado progressos significativos que mostram um futuro promissor. Por isso, tenho orgulho de celebrar todos os anos oDia Internacional da Mulher na Engenharia, em 23 de junho. Faço questão de sensibilizar as pessoas para a importância de termos mais mulheres nestas profissões e destacar a valiosa contribuição que elas têm no desenvolvimento econômico do país e do mundo.

Veja também

É verdade que ainda prevalecem desafios sobre os quais devemos continuar a trabalhar para alcançar a verdadeira igualdade de gênero. Os dados do México refletem que durante o quarto trimestre de 2023, os homens representavam 77,4% dos engenheiros industriais, enquanto 22,6% correspondiam a mulheres. No Brasil, o percentual de mulheres registradas como engenheiras corresponde a 19,3% (199.786 mulheres engenheiras) do total de 1.035.103 profissionais de engenharia registrados no país. Me alegra constatar que  esse percentual cresce a cada ano, seguido também de maior presença feminina nos cursos superiores de engenharia.

Estou ansiosa por um dia viver num mundo em que tenhamos profissionais femininas que contribuam para melhorar a sociedade e inspirem homens e mulheres a estudarem carreiras em ciência, tecnologia, engenharia ou matemática. Cada um de nós, independentemente do gênero, tem a capacidade inerente de seguir qualquer caminho que desejarmos, incluindo, claro, carreiras STEM.

O empoderamento das mulheres está em ascensão, é crucial reconhecer e quebrar o mito de que certas áreas estão reservadas a um gênero ou a outro. Tanto os exemplos históricos como os contemporâneos servem como prova viva de que as mulheres se destacaram e continuam a destacar-se em empreendimentos científicos e de engenharia.

Lembremos de Hedy Lamarr, que inventou o sistema de comunicações por controle remoto para o exército dos EUA, que serviu de base para as conexões Bluetooth e Wi-Fi que usamos hoje. Ou pensemos em Marie Curie, uma das cientistas mais reconhecidas da história. Através da sua investigação inovadora sobre a radioatividade, ela revolucionou a nossa compreensão do mundo atómico, tornando-se a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e a única pessoa a receber Prêmios Nobel em múltiplas disciplinas científicas. Sua mente curiosa, dedicação e busca incansável por conhecimento abriram caminho para futuras gerações de mulheres na ciência.

É interessante notar que a América Latina esteja acima da média mundial, com 35% de representação feminina em cargos de gestão de topo, uma percentagem ainda superior à da América do Norte e da União Europeia, com 33%, mas ainda abaixo da África, com 40%. e Ásia, com 37%.

As possibilidades para as mulheres que decidem aventurar-se numa carreira STEM são ilimitadas, mas considero necessário que a base familiar motive e incite nas jovens meninas o interesse de se tornarem engenheiras, cientistas, matemáticas de sucesso, físicas renomadas. Sempre respeitando as decisões de cada uma delas.

Como organizações, devemos também assumir o compromisso de elevar e inspirar as gerações futuras a participarem em carreiras STEM. Sejamos modelos para futuras líderes de empresas líderes no Brasil, na América Latina e em todo o mundo. Honramos o passado, abraçamos o presente e aspiramos a um futuro onde a igualdade de gênero em STEM não seja apenas um objetivo, mas uma realidade.

* Nadia González é vice-presidente da Thales para América Latina.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:Engenharia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Bússola

Mais na Exame