5 frases marcantes de Teori Zavascki
Ministro do STF e relator da Lava Jato morreu na queda de um avião de pequeno porte perto de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro
Anderson Figo
Publicado em 19 de janeiro de 2017 às 20h05.
Última atualização em 19 de janeiro de 2017 às 20h20.
São Paulo — O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki morreu na tarde desta quinta-feira (19) na queda de um avião de pequeno porte em que viajava de São Paulo a Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.
Zavascki ocupava a função de ministro do STF desde 29 de novembro de 2012 e, desde 19 de março de 2016, também atuava como ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ele era o relator da Operação Lava Jato no STF e seria o responsável por decidir se a corte vai homologar ou não o acordo de delação premiada de 77 executivos da Odebrecht , esperada para fevereiro.
A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou em nota que “perdemos um grande brasileiro”. Ela citou que teve “o privilégio de indicá-lo para ministro do STF, com ampla aprovação do Senado”, e disse que Zavascki “desempenhou esta função com destemor como um homem sério e íntegro.”
O juíz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, disse que Teori foi “um herói brasileiro”. Segundo ele, Zavascki foi um “exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país. Sem ele, não teria havido a Operação Lava Jato”. A morte do ministro do STF também repercutiu na imprensa internacional.
Veja abaixo frases marcantes da vida política de Teori Zavascki.