Brasília -O presidente do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), Dias Toffoli, defendeu hoje (16) que a análise dos processos de impugnação de mandato, após diplomação dos eleitos, seja feita de forma sigilosa, como estabelece a Constituição.
Segundo ele, atualmente, os processos são julgados de forma aberta, o que pode provocar “instabilidades” na gestão de municípios ou estados.
“Embora a própria Constituição traga o princípio da transparência, foi a própria Constituição originária, de 1988, que trouxe essa determinação [do segredo de Justiça ]", ponderou Toffoli em entrevista coletiva.
Segundo ele, a previsão constitucional do sigilo para os julgamento de impugnação não é para proteção do candidato eleito que está sendo julgado, mas para preservar o cidadão e o eleitor.
“O que ocorre, na prática, é que uma prefeitura que está com o seu prefeito em vias de ser cassado ou o estado com o seu governador, cria-se uma instabilidade administrativa de gestão”, explicou o presidente do TSE.
Toffoli tomou posse como presidente TSE na última terça-feira (13).
Ele cumprirá mandato de dois anos e comandará as eleições gerais de 2014, em outubro.
São Paulo - As
redes sociais , especialmente o
Twitter , estão cheias de perfis falsos, que imitam pessoas reais (normalmente celebridades) e tentam se passar por elas. Perfis "fakes" são outra coisa. No
Brasil , o termo em inglês é usado para definir perfis que fazem sátiras. Eles até "imitam" pessoas reais, mas deixam claro que não são essa pessoa. A maioria dos fakes que fazem sucesso é de celebridades ou famosos. Alguns, porém, se dedicam a satirizar personagens da política brasileira - a mais famosa é a sátira de Dilma Rousseff, que
ganhou até página no Facebook. Clique nas fotos e confira 5 fakes de políticos nacionais.
2. Dilma Roussef 2 /7(Reprodução/Twitter)
O twitter "
Dilma Bolada " é talvez o mais famoso fake político do Brasil: são quase 88 mil followers. Em 2012, a conta ganhou um prêmio internacional de melhor perfil fake no Shorty Awards, premiação criada por uma startup americana para as redes sociais. Os tuítes remetem ao cotidiano da "presidente" e sua vida de governante. Além disso, o perfil fake faz sucesso com os internautas ao decretar feriados e fim de expediente "válidos" pelo Brasil inteiro.
3. Luiz Inácio Lula da Silva 3 /7(Reprodução/Twitter)
O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva também conta com uma
página falsa no Twitter. Por lá, muitos tuítes curtos com piadas aleatórias que vão desde a situação política do Brasil até tuítes como: "Uma saudades: Meus óculos de leitura". Não faltam comentários sobre o mensalão na página fake.
4. Paulo Maluf 4 /7(Reprodução/Twitter)
O ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf (PP), é satirizado na página
@SalimMaluf. O twitter fake faz graça com as acusações de corrupção sofridas por Maluf e é um dos que mais interagem com outras páginas - inclusive mantendo conversas com perfis reais de políticos brasileiros.
5. Gilberto Kassab 5 /7(Reprodução/Twitter)
Gilberto Kassábio é o nome do perfil fake que satiriza o ex-prefeito de São Paulo ("saí da prefeitura, mas ninguém me tira do twitter"). O perfil faz piadas com os adversário políticos do ex-prefeito, mas também brinca com fatos reais na vida de Kassab. Quando saiu a lista da Fuvest, por exemplo, a página comemorou a entrada dele na USP - como professor (de fato, Kassab dará aulas na Escola Politécnica da USP em 2013).
6. Aécio Neves 6 /7(Reprodução/Twitter)
A
página fake que satiriza Aécio Neves é uma das mais ativas no twitter - o administrador costuma responder tuítes de seguidores e chega a postar mais de quinze vezes por hora. O conteúdo dos posts? Tem de tudo, mas o fake do senador costuma escrever sobre assuntos de Minas Gerais, das rádios locais ao estádio Mineirão.
7. Agora, veja as cidades brasileiras com nomes inusitados 7 /7(fwelber/Sky Scraper city)