Exame Logo

Temer na TV; Cabral viajante…

Carta aos brasileiros O presidente Michel Temer programou para este sábado 24, véspera de Natal, um pronunciamento nas redes de rádio e televisão, buscando uma agenda positiva para 2017. Dizem assessores que a ideia é fazer um balanço das ações do governo e passar uma mensagem de “otimismo” para o ano que vem. Serão destacadas […]

TEMER: Continuo com minha expectativa de que o desgaste institucional será menor do que o estimado por jornalistas excitados demais com o que pode acontecer / Ueslei Marcelino/ Reuters
DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2016 às 18h01.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h40.

Carta aos brasileiros

O presidente Michel Temer programou para este sábado 24, véspera de Natal, um pronunciamento nas redes de rádio e televisão, buscando uma agenda positiva para 2017. Dizem assessores que a ideia é fazer um balanço das ações do governo e passar uma mensagem de “otimismo” para o ano que vem. Serão destacadas as reformas econômicas, que buscam crescimento de 1% do PIB no ano que vem, em contraposição aos anos de 2015 e 2016 em recessão. Uma ala de assessores é contra, por receio de panelaços, dada a baixa popularidade de Temer. Ainda não há horário confirmado para a fala do presidente.

Veja também


Desvio de finalidade

O Instituto Lula foi autuado pela Receita Federal por gastos indevidos direcionados a uma entidade sem fins lucrativos, caracterizando desvio de finalidade. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a multa aplicada em 11 de novembro será de 2 milhões de reais. Desde dezembro passado o instituto está sob investigação da Receita, que analisa o exercício fiscal de 2011 a 2014. Para o órgão, foi forjada a prestação de serviço para a empresa G4 Entretenimento, que pertence a Fábio Luís, filho do ex-presidente, e o pagamento de 1,3 milhão de reais nos anos de 2013 e 2014, além de outros pagamentos semelhantes sem destinatário e de doações de 35 milhões de reais de empreiteiras investigadas pela Lava-Jato. O Instituto Lula vai recorrer.


Viajante

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) e sua esposa, Adriana Ancelmo, viajaram pelo menos 264 vezes para o exterior entre abril de 2007 e setembro de 2016. A média é de 2,93 vezes por mês, para destinos como Londres, Paris e Nova York. Os dados estão presentes na ação penal contra o casal na Operação Calicute, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, mesmo depois da renúncia do ex-governador em abril de 2014, ambos continuaram a usar passaportes diplomáticos fornecidos pelo Itamaraty para suas viagens.


Mais um candidato

Além de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tenta uma manobra para disputar a reeleição, e dos pré-candidatos do centrão, Jovair Arantes (PTB-GO) e Rogério Rosso (PSD-DF), o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) concorrerá em fevereiro à presidência da Câmara. O ex-ministro de Comunicações de Dilma Rousseff busca aglutinar apoio dos partidos de oposição. As conversas ainda estão em fase inicial, mas a ideia é juntar PT, PDT, PCdoB, PSOL, Rede e até PSB em um só bloco.


PT x PSDB

O PSDB resolveu entrar na Justiça contra o PT por “litigância de má-fé”. Petistas pediram investigação sobre as contas do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na última campanha eleitoral, segundo o desacordo entre registro eleitoral e depoimento do ex-presidente da Andrade Gutierrez à ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral. Segundo a prestação de contas, a empreiteira doou 12,6 milhões de reais ao tucano no pleito de 2014, mas o empreiteiro fala em 19 milhões de reais repassados. O PT afirma que é um “fato de extrema gravidade que pode, em tese, determinar que as contas de Aécio sejam julgadas irregulares”. O PSDB responde que 19 milhões foram repassados ao diretório do partido, que transferiu 12,6 milhões ao candidato à presidência.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame