Exame Logo

Temer disse que fará reforma ministerial este ano, diz Eunício

Ainda assim, o presidente do Senado afirmou que Temer não estabeleceu uma data precisa para a reforma

Eunício: "Ele falou para mim que quer fazer a reforma ainda este ano" (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de novembro de 2017 às 18h55.

Brasília - O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou que conversou ontem à noite com o presidente Michel Temer sobre a reforma da Previdência e o alertou que apenas uma reforma enxuta tem chances de seguir adiante.

Eunício disse ainda que o presidente lhe disse que pretende fazer as alterações ministeriais - para atender aliados - ainda este ano.

Veja também

"Reforma ministerial é uma reforma administrativa, só tem uma pessoa que pode fazer que o é presidente. Ele falou ontem que pretende fazer essa, que depois conversaria comigo e com o presidente da Câmara (Rodrigo Maia), mas que não tem prazo e nem definição e que seria este ano", disse.

Ao ser questionado das garantias de que o presidente faria mesmo as mudanças ainda em 2017, Eunício reafirmou: "Ele falou para mim que quer fazer a reforma ainda este ano, mas não marcou a data comigo."

O presidente do Senado disse que na conversa de ontem com Temer alertou para dificuldades na reforma da previdência.

"Eu disse que sinceramente não aceitava neste momento que (a reforma) ela fosse discutir a questão da previdência do homem do campo, que mexesse nisso", afirmou, ressaltando: "O presidente me disse que ia preservar essa questão".

Segundo Eunício, ele avisou ao presidente também que, na sua avaliação, a reforma foi "mal vendida".

"Precisamos fazer uma reforma enxuta, que tire os privilégios, preserve essa rede de proteção social que a Previdência também faz e faça uma idade mínima", disse. "No meu entendimento essa seria a reforma que o Brasil precisa."

Acompanhe tudo sobre:Eunício OliveiraGoverno TemerMichel TemerPolítica no BrasilPolíticos brasileiros

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame