Tarcísio nomeia 1ª promotora de Justiça para desembargadora do TJSP
Mais votada pelo Órgão Especial do Tribunal, ela é a primeira promotora de Justiça indicada para a Corte
Agência de notícias
Publicado em 5 de maio de 2023 às 07h22.
O governador Tarcísio de Freitas nomeou para o Tribunal de Justiça de São Paulo a promotora Marcia Lourenço Monassi. Mais votada pelo Órgão Especial do Tribunal, ela é a primeira promotora de Justiça indicada para a Corte pelo caminho do Quinto Constitucional - vagas destinadas ao Ministério Público no Tribunal.
O Órgão Especial é um colegiado formado por 25 desembargadores - os 12 mais antigos da Corte, 12 eleitos pelos pares e o presidente.
- Tesouro dos EUA lançará em 2024 primeiro programa de recompra de títulos desde 2000
- Governo federal anuncia concurso público para Funai e Ministério do Meio Ambiente; veja as vagas
- Decisões de política monetária do BCE levarão em conta dados e quadro financeiro, diz Lagarde
- Lula antecipa 13º salário de 30 milhões de aposentados do INSS; veja calendário
- Casa Branca defende independência do Fed após democratas pedirem fim da alta de juros
- EUA: Irã apreende dois navios-tanque de transporte de petróleo em menos de uma semana
No ano passado, foram nomeados três desembargadores oriundos do Ministério Público. Em todas as listas constavam procuradoras do MP, mas nenhuma foi aprovada.
Não é a primeira vez que Tarcísio escolhe uma mulher para posto estratégico - recentemente, ele nomeou Letícia Feres como procuradora-geral de Contas, junto ao Tribunal de Contas do Estado.
Carreira
Márcia Monassi ingressou no Ministério Público há 29 anos.Reconhecida entre os pares por sua atuação persistente e dedicada, ela foi titular do MP nos municípios de General Salgado, Itatiba e Santo André.
Na capital paulista, Marcia Monassi atuou em áreas sensíveis da Instituição - Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, Gaeco (Grupo de Combate ao Crime Organizado), Gedec (Combate a Delitos Econômicos) e Caex (Centro de Acompanhamento e Execuções), no Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro.
Também teve atuação destacada em promotorias criminais no Fórum da Barra Funda.