Exame Logo

Sebastião Melo tem 41% e Maria do Rosário, 24%, em Porto Alegre, diz pesquisa Quaest

Na comparação com a pesquisa anterior, o atual prefeito de Porto Alegre cresceu cinco pontos percentuais. A deputada federal do PT, antes empatada, caiu de 31% para 24%

A pesquisa Quaest, encomendada pela RBS TV, foi realizada entre os dias 14 e 16 de setembro (Montagem EXAME/Divulgação)

Publicado em 18 de setembro de 2024 às 10h13.

Última atualização em 18 de setembro de 2024 às 10h14.

O atual prefeito e candidatoà reeleição Sebastião Melo (MDB) lidera a disputa pela prefeitura de Porto Alegre com 41% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Quaest divulgada na noite desta terça-feira, 17. Melo abre uma vantagem com relação a segunda colocada, a deputada federal Maria do Rosário (PT) com 24%.

Na sequência, aparecem Juliana Brizola (PDT) com 17%, Felipe Camozzato (NOVO) com 3% e Fabiana Sanguiné (PSTU) com 1%. Pela margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Camozzato e Sanguiné estão tecnicamente empatados.

Veja também

Essa é a segunda pesquisa do instituto sobre a disputa em Porto Alegre. Na anterior, divulgada em 27 de agosto, os dois primeiros colocados apareciam tecnicamente empatados. O atual prefeito agora registra crescimento de cinco pontos percentuais, passando de 36% para 41%. Maria do Rosário, porém, caiu de 31% para 24%. Já Juliana Brizola avançou de 11% para 17%.

Intenções de voto em Porto Alegre:

Pesquisa espontânea:

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, Melo também cresceu ao passar de 15% para 27% das intenções de voto. A deputada do PT oscilou um ponto negativo.

Segundo turno:

A Quaest também pesquisou o cenário de segundo turno com os dois primeiros colocados na pesquisa anterior de agosto. Melo seria reeleito com 56% das intenções de voto.

A pesquisa Quaest, encomendada pela RBS TV, foi registrada no TSE como RS-00134/2024. O estudo realizou presencialmente 900 entrevistas, entre os dias 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.

Eleições 2024: veja datas do 1º e do 2º turno

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024Pesquisas eleitoraisPorto Alegre

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame