Exame Logo

Sabesp realizará manutenção e 3 milhões de pessoas podem ficar sem água em SP; veja lista de bairros

Segundo a Companhia, será necessário fazer uma parada programada no funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) ABV (Alto do Boa Vista), responsável pela produção de água do sistema

Sabesp: Contrariando expectativa de competição acirrada, fatia de referência atrai apenas um interessado ( Victor Moriyama/Bloomberg/Getty Images)
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 31 de julho de 2024 às 18h27.

Última atualização em 31 de julho de 2024 às 18h28.

A Sabesp vai realizar no próximo domingo, 4, uma manutenção preventiva no Sistema Guarapiranga que afetar o fornecimento de água para 3 milhões de moradores nas zonas sul e oeste de São Paulo e nos municípios de Cotia, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Embu das Artes.

Segundo a Companhia, será necessário fazer uma parada programada no funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) ABV (Alto do Boa Vista), responsável pela produção de água do sistema. Aintervenção ocorrerá das 14h de domingo, 4, até às 5h de segunda-feira. 5.

Veja também

A Sabesp informa que para diminuir os impactos no abastecimento, será acionada a flexibilização do Sistema Integrado da Região Metropolitana de São Paulo, que permitirá que áreas normalmente atendidas pelo Guarapiranga recebam momentaneamente água de outros sistemas através de transferências. A empresa orienta o uso consciente da água até a normalização do sistema.

O abastecimento em regiões com serviços essenciais, como hospitais, será mantido através de redirecionamentos para que não haja intermitência. Também serão disponibilizados caminhões-tanque para situações de emergência.

Veja os bairros que podem ficar sem água em SP no domingo

Qual será a manutenção realizada pela Sabesp que vai deixar 3 milhões sem água no domingo?

Será realizada a substituição de uma válvula na Estação Elevatória de Água Bruta Guarapiranga, responsável por enviar água para tratamento e que sofre desgaste natural ao longo do tempo. Outros cinco equipamentos idênticos passarão por revisão. Cada válvula tem 1,2 metro de diâmetro e pesa 8 toneladas.

Será feita ainda a manutenção preventiva no sistema de limpeza do gradeamento da estação elevatória, que remove materiais sólidos retidos. Já o ponto de captação na barragem do reservatório Guarapiranga passará por limpeza, realizada por equipe de mergulhadores, 15 metros abaixo da água. Também haverá verificações e ações preventivas em outros pontos do sistema.

Acompanhe tudo sobre:SabespÁgua

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame