Exame Logo

Rio Grande do Sul tem 62 municípios atingidos pela chuva

Desde a semana passada fez com que 7.765 mil pessoas tivessem que deixar suas casas

Chuvas: 7.765 mil pessoas tivessem que deixar suas casas em 62 municípios (Divulgação/Defesa Civil RS)
DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2014 às 13h22.

Brasília - A chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde a semana passada fez com que 7.765 mil pessoas tivessem que deixar suas casas em 62 municípios. Os moradores desalojados que foram para residências de parentes e amigos chegam a 5.380. Segundo a Defesa Civil Estadual, 2.285 pessoas foram levadas para abrigos públicos. O norte do estado é o mais prejudicado com a cheia do Rio Uruguai.

A cidade mais afetada, Iraí, no norte do estado, decretou estado de calamidade pública e tem 400 desabrigados e 900 desalojados por causa do transbordamento do Rio do Mel. Outros seis municípios estão em situação de emergência, segundo boletim da Defesa Civil.

Veja também

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão para hoje (30) em Porto Alegre, que tem jogo às 17h no Estádio Beira-Rio, entre alemães e argelinos, é tempo nublado com chuva no período da tarde e parcialmente nublado à noite.

Com a previsão de mais chuvas nos próximos dias no estado, a Defesa Civil reforça os pedidos de donativos. “Estamos necessitando que as pessoas doem roupas, especialmente quentes, como casacos de lã, além de cobertores, colchões, material de cama, calçados, enfim tudo aquilo que os cidadãos puderem doar”, disse o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Oscar Luis Moiano, ao site do governo estadual.

Quem quiser saber sobre locais de coleta de donativos pode entrar em contato com a Central de Doações pelos telefones (51) 3288-6781 ou (51) 8443-7446. O site da Defesa Civil também disponibiliza a lista com os principais postos de coleta na capital e no interior.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasDesastres naturaisRio Grande do Sul

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame