Brasil

Questões do Enem em apostila de escola cearense vazaram de pré-teste em 2010

Os alunos do 3° ano do Colégio Christus participaram do pré-teste do Enem em 2010, mas não poderiam ter ficado com o caderno de questões

O Inep pode anular as provas do Enem feitas pelos alunos da escola cearense (Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

O Inep pode anular as provas do Enem feitas pelos alunos da escola cearense (Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2011 às 23h01.

Brasília – As questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 a que alunos de uma escola particular do Ceará tiveram acesso semanas antes da prova vazaram do pré-teste aplicado em outubro do ano passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A informação foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC). Os alunos do 3° ano do Colégio Christus participaram do pré-teste do Enem em 2010, mas não poderiam ter ficado com o caderno de questões. O Inep pode anular as provas do Enem feitas pelos alunos da escola cearense.

A prova do Enem é composta por questões que integram um banco de itens do Inep. Antes de entrar para esse banco, cada questão passa por um pré-teste, que avalia se o item é válido e qual é o grau de dificuldade. Os alunos que participam do pré-teste são escolhidos aleatoriamente e, após responder ao caderno de questões, devolvem o material ao Inep, que é incinerado.

A denúncia de vazamento de questões do último Enem começou a circular nas redes sociais – Facebook e Twitter – depois que candidatos que tiveram acesso a uma apostila distribuída pelo Colégio Christus perceberam que cerca de dez questões eram idênticas às cobradas na prova do fim de semana. O diretor do colégio, Davi Rocha, disse à Agência Brasil que a escola mantém um banco de questões de vestibulares e concursos que são usadas para a confecção de material didático e preparatório. Ele reconhece que essas questões podem ter sido repassadas a esse banco de dados por meio dos alunos que fizeram o pré-teste em 2010.

A Polícia Federal está investigando o caso. O MEC estuda anular a prova dos 600 estudantes da escola cearense que receberam a apostila contendo questões da prova aplicada no último fim de semana.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilEnemJustiçaMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Moraes suspende norma do CFM que dificulta aborto legal em casos de estupro

Governo do RS diz que cidades provisórias para desabrigados estarão funcionando 'dentro de 20 dias'

STF forma maioria para negar habeas corpus a Bolsonaro

Rio Grande do Sul: Eduardo Leite anuncia medidas para reconstrução do estado após tragédia

Mais na Exame