PT lamenta morte de "um herói da América Latina"

Outras forças políticas da esquerda brasileira também manifestaram seu pesar pela morte de Chávez

Brasília - O Partido dos Trabalhadores lamentou nesta quarta-feira a morte do chefe de Estado venezuelano Hugo Chávez, que classificou como "um herói da América Latina e Caribenha".

Em uma nota divulgada hoje, o PT considerou que Chávez foi "um destacado protagonista da integração de Nossa América e uma liderança mundial das forças populares".

Também lembrou que, às vésperas das eleições do ano passado, em que Chávez foi reeleito para um novo mandato que não chegou a assumir, Lula o visitou em Caracas e lhe disse: "tua luta é nossa luta, tua vitória será nossa vitória".

O comunicado assinala que, "neste momento de tristeza e dor", o PT abraça "os familiares, amigos, colegas de uniforme e camaradas de crença de Chávez", e oferece total apoio para "dar prosseguimento às grandes conquistas políticas e sociais iniciadas" pelo líder bolivariano.

Outras forças políticas da esquerda brasileira também manifestaram seu pesar pela morte de Chávez, falecido esta terça-feira em Caracas aos 58 anos, vítima de um câncer diagnosticado em 2011.

Já o líder do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Senado, Inácio Arruda, postou em sua conta do Twitter que "Hugo Chavez (sic) entra para história como herói venezuelano e grande Lider na América do Sul", que "abriu o caminho para políticas sociais avançadas na AL, esteve na linha de frente da derrota neoliberal e da Alca".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.