Propina para Renan?; Nova votação?…
Propina para Renan? A Procuradoria-Geral da República investiga se o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu propina no exterior referente a um negócio da Petrobras na Argentina, informa o jornal Folha de S. Paulo. Esta é a primeira vez que uma investigação da Lava-Jato relaciona Renan a um possível recebimento de propina no exterior. […]
Da Redação
Publicado em 27 de junho de 2016 às 07h09.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h13.
Propina para Renan?
A Procuradoria-Geral da República investiga se o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu propina no exterior referente a um negócio da Petrobras na Argentina, informa o jornal Folha de S. Paulo. Esta é a primeira vez que uma investigação da Lava-Jato relaciona Renan a um possível recebimento de propina no exterior. O senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) também são investigados.
—
56.000 a mais
O número de servidores de estatais federais cresceu 11% entre 2010 e 2014, passando de 497.000 para 553.000, segundo o jornal O Globo. Em alguns casos, como na Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), o número de funcionários aumentou 180%: de 913 para 2.564. A EBC é um dos principais alvos do governo interino Michel Temer.
—
Nova votação?
Mais de 3 milhões de britânicos já assinaram uma petição feita junto ao parlamento para a realização de um nova votação sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. A aposta é que a pressão popular traga um debate mais aberto sobre a saída. Mas o sucesso da iniciativa é improvável, e a coleta de assinaturas tem sido duramente criticado por eleitores vitoriosos na última sexta-feira. A premiê da Escócia, Nicola Sturgeon, anunciou que vai pedir ao parlamento do país que bloqueie o processo de saída da União Europeia.
—
Hillary na frente
Duas pesquisas publicadas neste domingo apontam vantagem da democrata Hillary Clinton sobre o republicado Donald Trump na corrida à Casa Branca. A primeira, do Washington Post-ABC News mostra Hillary com 51% das intenções de voto, ante 39% de Trump. A segunda, do Wall Street Journal-NBC News mostra uma diferença menor, com Hillary à frente por 46% a a 41%. As pesquisas foram feitas após um mês turbulento para Trump. Daqui para frente, a grande questão é saber se o candidato ganhará impulso com o crescimento do discurso anti-imigração na Europa.
—
O impasse segue na Espanha
Como previsto, o conservador PP venceu as eleições espanholas realizadas neste domingo, elegendo 137 deputados. O esquerdista PSOE ficou em segundo lugar, com 85 cadeiras, enquanto a novata coalizão de esquerda Podemos elegeu 71 congressistas. O impasse político no país, porém, está longe do fim, já que nenhum partido ficou perto da maioria de 176 cadeiras. Uma nova eleição já é vista como uma saída possível.