Brasil

Projeto quer obrigar motoristas novatos a usar identificação no carro

Medida valeria durante o período de habilitação provisória, que vale por um ano

Motoristas enfrentam trânsito para sair de São Paulo, no sentido litoral, pelo Sistema Anchieta-Imigrantes de estradas, que liga a capital paulista à Baixada Santista (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Motoristas enfrentam trânsito para sair de São Paulo, no sentido litoral, pelo Sistema Anchieta-Imigrantes de estradas, que liga a capital paulista à Baixada Santista (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 29 de abril de 2018 às 12h24.

São Paulo - Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que pretende obrigar motoristas novatos a usar identificação no carro. O texto foi aprovado na última quarta-feira na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

Apresentado pela deputada Christiane Yared (PR-PR), o projeto de lei 6.098/16 propõe que, durante o período de habilitação provisória (que vale por 1 ano), os motoristas deveriam usar uma placa de identificação de condutor novato visível no automóvel. O texto prevê multa, retenção de veículo ou até perda da autorização para dirigir.

“A pressão do trânsito brasileiro combinado com a ansiedade e a falta de experiência são ingredientes para uma tragédia. Dessa forma, para os novos condutores, é muito difícil adaptar-se ao caótico trânsito brasileiro apenas com o curso dado pelos CFCs [Centros de Formação de Condutores]”, afirma a justificativa da proposta.

A relatora do projeto na Comissão de Viação e Transportes da Câmara, Elcione Barbalho (PMDB-PA), aprovou a medida. Segundo ela, o próprio Código Nacional de Trânsito “reconhece a vulnerabilidade dos condutores novatos e confere a eles, em um primeiro momento, a Permissão para Dirigir”.

“Após um ano – daí o prazo proposto pela autora para a medida em questão –, caso não tenha cometido infração de natureza grave ou gravíssima e não seja reincidente em infração média, o condutor recebe a Carteira Nacional de Habilitação. É como se fosse um estágio probatório”, diz o parecer sobre o projeto de lei.

A proposta ainda precisa passar pelas Comissão de Constituição e Justiça e pela Comissão de Cidadania.

 

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCarrosLegislaçãoTrânsito

Mais de Brasil

Secretário de Turismo diz que 53% das atrações públicas do RS foram danificadas

Prefeito de Canoas diz que reconstrução de prédios públicos demanda mais de R$ 200 milhões

OPINIÃO: Nunca esqueceremos

Enchentes no RS: sobe para 155 o número de mortos; 94 pessoas seguem desaparecidas

Mais na Exame