Lula se encontra com Lewandowski e Dino nesta quinta
Espera-se que a reunião sele a ida de Lewandowski para o lugar que era de Flávio Dino, como ministro da Justiça do presidente
Redação Exame
Publicado em 11 de janeiro de 2024 às 06h42.
Última atualização em 11 de janeiro de 2024 às 07h01.
O presidente Lula receberá nesta quinta-feira, 11, o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, no Palácio do Planalto.
Como já adiantou a EXAME, a reunião deve selar a ida de Lewandowski para o lugar de Dino como ministro da Justiça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dino, por sua vez, ocupará a vaga deixada por Rosa Weber como ministro no STF.
O anúncio da troca, que era esperado para ontem, pode ocorrer ainda hoje ou, no mais tardar, na sexta-feira, 12. A reunião desta quinta acontece às 11h.
Enquanto isso, Lewandowskitem se dedicado a escolher os auxiliares diretos e aos trâmites burocráticos para se desvincular do seu escritório de advocacia. Entre os principais nomes da sua futura equipe, o advogado baiano Manoel Carlos de Almeida Neto, ex-secretário-geral do STF, deve ser nomeado secretário executivo da Justiça. Neto, inclusive, era apoiado por Lewandowski para a vaga na suprema corte preenchida por Cristiano Zanin.
O que fica em aberto é o destino de Ricardo Cappelli, atual secretário-executivo do Ministério da Justiça. A dúvida é se eleaceitará o cargo de Secretário Nacional de Segurança Pública. Flávio Dino tentou manter o auxiliar como número 2 da pasta, mas a chance de isso ocorrer é remota.