Presidente do PSOL em Xapuri, no Acre, é encontrado morto

Josimar da Silva Conde foi candidato a vice-prefeito em 2016

O presidente municipal do PSOL em Xapuri, no Acre, Josimar da Silva Conde, foi encontrado morto na tarde de quarta-feira, informou o Diretório Estadual do partido.

Seringueiro conhecido na região como “Tripinha”, Conde foi candidato a vice-prefeito e um dos fundadores do PSOL em Xapuri, município do também seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988.

Em nota publicada na quinta-feira, o Diretório Estadual do PSOL manifestou pesar pelo que chamou de “brutal assassinato” do presidente municipal da legenda.

“Expressamos nossas condolências à família e ao povo de Xapuri pela perda que também nós sentimos. Desejamos força e conforto neste momento de sofrimento”, informou.

Ainda não há maiores detalhes sobre a morte de Conde. Procurado, o governo do Acre não respondeu de imediato a um pedido de informações sobre o caso.

O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, cobrou agilidade na investigação da morte.

“Não aceitamos esperar mais 600 (dias) para saber porque um dos nossos tombou e qual a natureza do crime”, disse ele em sua conta no Twitter, na noite de quinta-feira, referindo-se ao tempo decorrido desde a morte da vereadora e colega de partido Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro em 2018.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.