Prefeitura de São Sebastião decreta de calamidade pública; governador anuncia ajuda
A Prefeitura de São Sebastião abriu escolas municipais para receber famílias desabrigadas em razão das fortes chuvas que atingiram o município
Redação Exame
Publicado em 19 de fevereiro de 2023 às 12h23.
A prefeitura de São Sebastião, por meio da Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), emitiu decreto de calamidade pública, devido às chuvas constantes que atingem o município desde o início da madrugada deste domingo (19), a cidade encontra-se em estado de atenção.
Os volumes registrados pelos pluviômetros automáticos do Cemaden são excepcionais e recordes para a cidade, de acordo com o prefeito, Felipe Augusto. Na Barra do Una, Juquehy, Cambury e Boiçucanga choveu mais de 400 milímetros só na madrugada deste domingo, em um período de quatro horas. Há estações em que os volumes ultrapassam 600 milímetros em 24 horas.
Em suas redes sociais, por volta das 5h, Felipe Augusto, pediu a atenção e colaboração da população neste momento caótico que a cidade passa. O prefeito informou que a Defesa Civil está em alerta máximo, todas as equipes estão nas ruas em atendimento à população. Segundo o prefeito, a chuva persistente atinge todo o município. “O momento é extremamente difícil aqui, as equipes da Defesa Civil estão mobilizadas”, disse o prefeito.
A Defesa Civil vem ampliando as vistorias em áreas de risco e pede a colaboração dos munícipes neste momento de atenção.
Ao detectar alteração no solo, principalmente por quem está em área suscetível a deslizamento de terra, saia do local imediatamente e ligue para 199.
Governador Tarcísio de Freitas, que afirmou estar enviando ajuda humanitária para o município
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, conversou, na manhã deste domingo (19), com o Governador Tarcísio de Freitas, que afirmou estar enviando ajuda humanitária para o município de São Sebastião, em razão das fortes chuvas.
Até o momento são registrados cerca de 20 pontos de interdição nas vias do município. Na praia da Baleia uma casa desabou com três crianças dentro, ainda sem informações sobre o estado de saúde das vítimas.
Após conversa entre prefeito e governador, o Estado se prontificou a enviar helicóptero com ajuda humanitária ao município, que chega nas próximas horas. “Pedimos o apoio do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e da Casa Militar, que coordena a Defesa Civil do Estado, todo o nosso maquinário pesado está nas ruas para liberar rodovias e limpeza de ruas e vias. A situação está muito crítica e volta a chover muito forte em todo o município. Estamos todos trabalhando, protejam-se”, disse o prefeito.
Estão sendo arrecadados produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos não perecíveis, água potável, toalhas de banho e roupas de cama, além de eletrodomésticos, como geladeira e fogão, e diversos móveis, como camas e guarda-roupas. Rações para PETs, também estão sendo arrecadadas.
Os pontos de arrecadação oficial do Governo do Estado são o Fundo Social, na Rua Capitão Luiz Soares, 33, Centro e Regional Boiçucanga, Avenida Walkir Vergani, 36.
Abrigos
A Prefeitura de São Sebastião abriu escolas municipais para receber famílias desabrigadas em razão das fortes chuvas que atingiram o município desde o início da madrugada deste domingo (19).
Até o momento, os locais abertos para receber a população são as escolas municipais Prof.ª Patricia Viviani Santana, da Topolândia; Escola Cambury, em Cambury; Instituto Verde Escola, em Barra do Sahy; Prof. Antonio Luiz Monteiro, de Boiçucanga; e Maria Virginia Silva, de Barra do Una; e a Creche Débora Tavares Bahia, do Jaraguá.
Nestes locais já se encontram representantes do Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião para acolher os munícipes atingidos.
Leia também
Rodovia Mogi-Bertioga é bloqueada após asfalto ceder
Rio-Santos é liberada em Ubatuba após interdição por causa das chuvas
Deslizamento mata criança de 7 anos em Ubatuba; São Sebastião decreta calamidade