Exame Logo

Por que a vacinação na cidade de SP vai começar nos bairros de Itaquera e Vila Jaguara?

Os imunizantes foram enviados por municípios vizinhos que tinham sobras que poderiam vencer se não fossem utilizadas

(Reprodução/Reprodução)
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 4 de abril de 2024 às 10h16.

A cidade de São Paulo vai começar avacinar crianças de 10 a 14 anos nesta quinta-feira, 4. A prefeituratem disponível apenas 8.310 doses. Os imunizantes foram enviados por municípios vizinhos que tinham sobras que poderiam vencer se não fossem utilizadas.

Por conta da limitação de quantidade, a administração municipal definiu uma estratégia de imunização de acordo com o quadro epidemiológico, ou seja, quantidade de casos em cada região da cidade.

Veja também

A imunização vai começar apenas nos bairros de Itaquera, na Zona Leste, e na Vila Jaguara, na Zona Oeste da capital. Enquanto Itaquera concentrao maior número de casos absolutos da doença na capital, a Vila Jaguara tem amaior incidência de dengue por 100 mil habitantes. As vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e duas AMAs dos distritos.

Para vacinas as crianças, os país precisam levar documento com foto e comprovante de endereço no momento da vacinação na unidade de saúde. Somente os moradores das áreas indicadas serão vacindas.

Segundo dados do ministério da Saúde, oBrasil contabiliza 2,6 milhões de casos prováveis de dengue. Os óbitos pela doença são 991 e 1,4 mil estão em investigação. Até o momento, 11 estados decretaram emergência assim como 465 municípios. A cidade de São Paulo teve 33 mortes pela doença em 2024 e mais de 100 mil casos.

Quem pode tomar vacina contra dengue em SP?

A prefeitura vai vacinar crianças de 10 a 14 anos, de acordo com definição do Plano Nacional de Imunização.

Em quais bairros têm vacina contra dengue?

Inicialmente, a prefeitura vai realização a vacinação apenas nos bairros de Itaquera e Vila Jaguara.

Acompanhe tudo sobre:DengueVacinas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame