Exame Logo

Planalto adia anúncio de ministros da área econômica

Fontes ouvidas hoje pelo Broadcast citaram que o ex-secretário do Tesouro Joaquim Levy foi escolhido para ser o novo ministro da Fazenda

Palácio do Planalto: não há detalhes sobre o motivo de Dilma deixar a divulgação para depois (Roberto Stuckert Filho/PR/Reprodução)
DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2014 às 16h19.

Brasília - O governo não vai mais fazer o anúncio dos nomes dos novos ministros da presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira, 21, segundo fontes do Palácio do Planalto.

Não há detalhes sobre o motivo de Dilma deixar a divulgação para depois.

Fontes ouvidas hoje pelo Broadcast citaram que o ex-secretário do Tesouro Joaquim Levy foi escolhido para ser o novo ministro da Fazenda.

O ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda Nelson Barbosa, que também estava sendo cogitado para a pasta, deve assumir o Ministério do Planejamento.

Carlos Hamilton, diretor de Política Econômica do Banco Central, deve deixar a instituição para assumir a Secretaria do Tesouro.

Alexandre Tombini deverá permanecer na presidência do BC.

O Broadcast apurou também que Dilma convidou hoje pela manhã o senador Armando Monteiro (PTB-PE) para ocupar o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Aliados de Monteiro em Pernambuco informaram que ele aceitou o convite.

Também circulou hoje a informação de que a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) assumiria o comando do Ministério da Agricultura no segundo mandato de Dilma.

Entenda por que a reforma ministerial de Dilma ficou tão difícil

São Paulo - Com a volta da presidente Dilma Rousseff da reunião do G-20, a expectativa era de que os primeiros nomes da nova equipe de governo fossem anunciados ainda esta semana. No entanto, as prisões da Operação Lava Jato na última sexta-feira podem  atrasar o início da reforma ministerial. Entenda os motivos.  Todos os atuais ministros já entregaram suas cartas de demissão, segundo Dilma disse em entrevista no último domingo, após participar de reunião do G-20. A ex-ministra da Cultura Marta Suplicy , a primeira a abrir mão do cargo, já está de volta ao Senado.  O desenho da nova equipe é estratégico, mas se levarmos em conta o padrão da presidente em seu primeiro mandato, a tendência é que os ministérios ganhem novos chefes nos próximos quatro anos.  Entre 2011 e 2014, das 39 pastas, apenas 15 não tiveram nenhuma troca de comando. Alguns ministérios, por outro lado, tiveram 4 ministros diferentes durante todo o período. Este é o caso de Transportes, Desenvolvimento Agrário e Pesca.Se alguns ministérios tiveram mais de um chefe, pelo menos dois ministros passaram por três pastas ao longo do primeiro governo Dilma. Aloizio Mercadante , que termina o mandato como ministro-chefe da Casa Civil, já chefiou os ministérios de Ciência e Tecnologia e Educação. Enquanto Ideli Salvatti atuou na pasta de Pesca e Aquicultura, Secretaria de Relações Institucionais e agora está no comando da Secretaria dos Direitos Humanos.  Veja nas fotos como foi a movimentação nos ministérios no primeiro governo de Dilma:
  • 2. Casa Civil

    2 /37(José Cruz/ABr)

  • Veja também

    O que faz: assistir direta e imediatamente ao Presidente da República no desempenho de suas atribuições. Ministro: Aloizio Mercadante (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Antonio Palocci (janeiro de 2011 a junho de 2011); Gleisi Hoffmann (junho de 2011 a fevereiro de 2014).
  • 3. Ministério da Justiça

    3 /37(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

  • O que faz: ao Ministério da Justiça, entre outras coisas, cabe a defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais. Políticas de segurança pública, de repressão ao tráfico de entorpecentes, de prevenção e repressão à lavagem de dinheiro também são competências do ministério. Ministro: José Eduardo Cardozo (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 4. Ministério da Defesa

    4 /37(Agência Brasil)

    O que faz: direção superior das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, Exército e Aeronáutica. Estabelece as políticas ligadas à defesa e à segurança do país, em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa. Ministro: Celso Amorim Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Nelson Jobim (janeiro a agosto de 2011).
  • 5. Ministério da Fazenda

    5 /37(José Cruz/Agência Brasil)

    O que faz: o Ministério da Fazendacuida basicamente da formulação e execução da política econômica. Ministro: Guido Mantega (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 6. Ministério dos Transportes

    6 /37(Wilson Dias/ABr)

    O que faz: é responsável pela política nacional de transportes ferroviário, rodoviário e aquaviário. Cuida também da marinha mercante, vias navegáveis e portos fluviais e lacustres, além de participar na coordenação dos transportes aeroviários e serviços portuários. Ministro: Paulo Sérgio Passos (PR) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Alfredo Pereira do Nascimento (janeiro de 2011 a julho de 2011), Paulo Sérgio Passos (julho 2011 a abril de 2013), César Augusto Rabello Borges (abril de 2013 a junho de 2014).
  • 7. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

    7 /37(Wilson Dias/ABr)

    O que faz: é responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor. Ministro: Neri Geller (PP) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Wagner Rossi (abril de 2010 a agosto de 2011), Mendes Ribeiro Filho (agosto de 2011 a março de 2013), Antônio Eustáquio Andrade Ferreira (março de 2013 a março de 2014).
  • 8. Ministério da Educação

    8 /37(Antonio Cruz/Agência Brasil)

    O que faz: é responsável pela política nacional de educação. Isto inclui educação em geral (ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, educação de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação a distância), avaliação, informação e pesquisa educacional. Ministro: Henrique Paim (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Fernando Haddad (julho de 2005 a janeiro de 2012), Aloizio Mercadante (janeiro de 2012 a fevereiro de 2014).
  • 9. Ministério da Cultura

    9 /37(Elza Fiúza/ABr)

    O que faz: desenvolve políticas de fomento e incentivo nas áreas de letras, artes, folclore e nas diversas formas de expressão da cultura nacional, bem como preserva o patrimônio histórico, arqueológico, artístico e nacional. Ministro: - Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Ana de Holanda (2011 a 2012), Marta Suplicy (2012 a novembro de 2014*). * Marta Suplicy entregou sua carta de demissão à Dilma Rousseff em 11 de novembro de 2014 e voltou a ser senadora pelo estado de São Paulo.
  • 10. Ministério do Trabalho e Emprego

    10 /37(Valter Campanato/Agência Brasil)

    O que faz: é o Ministério que cuida das políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador e também para a modernização das relações do trabalho. É responsável também pela fiscalização do trabalho, pela política salarial, segurança e saúde no trabalho, cooperativismo, além da política de imigração. Ministro: Manoel Dias (PDT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Carlos Lupi (março de 2007 a dezembro de 2011), Brizola Neto (abril de 2012 a março 2013).
  • 11. Ministério da Previdência Social

    11 /37(Marcello Casal Jr/ABr)

    O que faz: o Ministério cuida dos assuntos referentes à previdência social e à previdência complementar. Ministro: GaribaldiAlves (PMDB) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 12. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

    12 /37(Valter Campanato/ABr)

    O que faz: tem como responsabilidade promover a inclusão social, a segurança alimentar, a assistência integral e uma renda mínima de cidadania às famílias que vivem em situação de pobreza. Para isso, o órgão implementa inúmeros programas e políticas públicas de desenvolvimento social, realiza a gestão do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e aprova os orçamentos gerais do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Social do Transporte (Sest). Ministra: Tereza Campello (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 13. Ministério da Saúde

    13 /37(José Cruz/Agência Brasil)

    O que faz: tem a função de oferecer condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro. Ministro: Arthur Chioro (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Alexandre Padilha (janeiro de 2011 a fevereiro de 2014)
  • 14. Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

    14 /37(Marcelo Camargo/ABr)

    O que faz: cabe a ele formular, executar e avaliar políticas públicas para a promoção da competitividade, do comércio exterior, do investimento e da inovação nas empresas e do bem-estar do consumidor. Ministro: Mauro Borges (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Fernando Damata Pimentel (janeiro de 2011 a fevereiro de 2014).
  • 15. Ministério de Minas e Energia

    15 /37(Marcello Casal Jr./ABr)

    O que faz: é o ministério formulador de políticas públicas nos assuntos de geologia, recursos minerais e energéticos; aproveitamento da energia hidráulica; mineração e metalurgia e petróleo, combustível e energia elétrica, inclusive nuclear. Ministro: Edison Lobão (PMDB) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 16. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

    16 /37(Elza Fiuza/ABr)

    O que faz: entre outras funções, o ministério participa na formulação do planejamento estratégico nacional, faz a avaliação dos impactos socioeconômicos das políticas e programas do Governo federal e elabora acompanha e avalia leis de iniciativa do Poder Executivo federal. Ministro: Miriam Belchior (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 17. Ministério das Comunicações

    17 /37(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    O que faz: tem como suas áreas de competência os serviços de radiodifusão, postais e de telecomunicações, e é responsável por formular e propor as políticas nacionais para estas áreas, bem como a política nacional de inclusão digital. O ministério também é responsável, entre outras funções, por outorgar e fiscalizar serviços de radiodifusão e supervisionar suas entidades vinculadas. Ministro: Paulo Bernardo (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 18. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

    18 /37(José Cruz/Agência Brasil/Wikimedia Commons)

    O que faz: Planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades da ciência e tecnologia.É responsável pela elaboração e coordenação das políticas nacionais de pesquisa científica, tecnológica e inovação; de desenvolvimento de informática e automação; da política nacional de biossegurança e das políticas espacial e nuclear. Ministro: Clelio Campolina Diniz (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Aloizio Mercadante (janeiro de 2011 a janeiro de 2012), Marco Antonio Raupp (janeiro de 2012 a março de 2014).
  • 19. Ministério do Esporte

    19 /37(José Cruz/ABr)

    O que faz: é responsável por construir uma Política Nacional de Esporte. Além de desenvolver o esporte de alto rendimento, o Ministério trabalha ações de inclusão social por meio do esporte. Ministro: Aldo Rebelo (PCdoB) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Orlando Silva (janeiro de 2011 a outubro de 2011)
  • 20. Ministério do Turismo

    20 /37(Anselmo Cunha/PMPA)

    O que faz: tem como função desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas, proporcionando a inclusão social Ministro: Vinicius Lages (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Pedro Novais (janeiro de 2011 a setembro de 2011), Gastão Vieira (setembro de 2011 a março de 2014).
  • 21. Ministério da Integração Nacional

    21 /37(Valter Campanato/ABr)

    O que faz: é responsável pela formulação e condução da Política Nacional de Desenvolvimento Regional e dos planos e programas regionais de desenvolvimento. Trabalha também no estabelecimento de estratégias de integração das economias regionais. Além disso, atua com a defesa civil e nas obras contra as secas e de infraestrutura hídrica. Ministro: Francisco Teixeira (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Fernando Bezerra Coelho (janeiro de 2011 a outubro de 2013)
  • 22. Ministério do Desenvolvimento Agrário

    22 /37(Divulgação/ Planalto)

    O que faz: cuida da reforma agrária, da promoção do desenvolvimento sustentável do segmento rural constituído pelos agricultores familiares e
    da identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas pelos remanescentes das comunidades dos quilombos. Ministro: Laudemir Müller (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Afonso Florence (janeiro de 2011 a março de 2012), Pepe Vargas (março de 2012 a março de 2014), Miguel Rossetto (março de 2014 a setembro de 2014)
  • 23. Ministério das Cidades

    23 /37((Elza Fiuza/ Agência Brasil))

    O que faz: responsável pela política de desenvolvimento urbano e pelas políticas setoriais de habitação, saneamento ambiental, transporte urbano e trânsito. Ministro: Gilberto Occhi (PP) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Mário Negromonte (janeiro de 2011 a fevereiro de 2012, Aguinaldo Ribeiro (fevereiro de 2012 a março de 2014).
  • 24. Ministério da Pesca e Aquicultura

    24 /37(Tânia Rêgo/Agência Brasil)

    O que faz: responsável pela política nacional pesqueira e aquícola, abrangendo produção, transporte, beneficiamento, transformação, comercialização, abastecimento e armazenagem - entre outras atividades relacionadas. Ministro: Eduardo Lopes (PRB) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Ideli Salvatti (janeiro de 2011 a junho de 2011), Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira (junho de 2011 a fevereiro de 2012), Marcelo Crivella (fevereiro de 2012 a março de 2014).
  • 25. Secretaria-Geral da Presidência da República

    25 /37(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    O que faz: tem como principal atribuição intermediar as relações do governo federal com as entidades da sociedade civil, no relacionamento e articulação com os movimentos sociais, entidades patronais e de trabalhadores, o que inclui a criação e implementação de canais que assegurem a consulta e a participação popular na discussão e definição da agenda prioritária do país. Ministro: Gilberto Carvalho (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 26. Gabinete de Segurança Institucional

    26 /37(Elza Fiúza/ABr)

    O que faz: além de assessorar a presidente em assuntos militares e de segurança, o gabinete trabalha na prevenção da ocorrência e articulação do gerenciamento de crises, em caso de grave e iminente ameaça à estabilidade institucional; na coordenação das atividades de inteligência federal e de segurança da informação. O gabinete tem ainda como função fazer a segurança pessoal do Chefe de Estado, do Vice-Presidente da República e dos respectivos familiares, dos titulares dos órgãos essenciais da Presidência da República e de outras autoridades ou personalidades. Ministro: José Elito Carvalho Siqueira (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 27. Advocacia-Geral da União

    27 /37(Agência Brasil)

    O que faz: a Advocacia-Geral da União é a instituição que representa a União, judicial e extrajudicialmente. Sua atuação pode ser consultiva ou contenciosa.A atuação consultivase dá por meio do assessoramento e orientação dos dirigentes do Poder Executivo Federal para dar segurança jurídica a atos administrativos, como políticas públicas e viabilização jurídica das licitações e dos contratos. A atuação contenciosa se dá na representação judicial e extrajudicial da União em ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou terceira interessada. Ministro: Luís Inácio Lucena Adams(sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 28. Controladoria-Geral da União

    28 /37(Antonio Cruz/ABr)

    O que faz: A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão do Governo Federal responsável por assistir direta e imediatamente ao Presidente da República quanto aos assuntos que sejam relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria. Ministro: Jorge Hage (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 29. Secretaria de Relações Institucionais

    29 /37(Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

    O que faz: não executa nenhum programa, mas atua nas seguintes áreas: coordenação política do Governo; condução do relacionamento do Governo com o Congresso Nacional e os Partidos Políticos; interlocução com os Estados, Distrito Federal e Municípios. Ministro: Ricardo Berzoini (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira (janeiro de 2011 a junho de 2011),Ideli Salvatti (junho de 2011 a abril de 2014)
  • 30. Banco Central

    30 /37(Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

    O que faz: Cabe ao Banco Central zelar pela adequada liquidez da economia, manter as reservas internacionais em nível adequado; estimular a formação de poupança; zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro. Ministro: Alexandre Tombini (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 31. Secretaria de Comunicação Social

    31 /37(Antonio Cruz/Agência Brasil)

    O que faz: A Secom é responsável pela comunicação do Governo Federal. Coordena um sistema que interliga as assessorias dos ministérios, das empresas públicas e das demais entidades do Poder Executivo Federal. Para isso, pode convocar redes obrigatórias de rádio e televisão para a transmissão de pronunciamentos oficiais da presidenta da República e dos ministros. Ministro: Thomas Traumann (sem partido) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Helena Chagas (janeiro de 2011 a fevereiro de 2014).
  • 32. Secretaria de Igualdade Racial

    32 /37(Valter Campanato/ABr)

    O que faz: trabalha na formulação,coordenação e articulação de políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial. Ministra: Luiza Helena de Bairros (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 33. Secretaria de Políticas para as Mulheres

    33 /37(Marcelos Camargo/Agência Brasil)

    O que faz: tem como principal objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação contra mulheres. Trablalha com três linhas principais de ação: Políticas do Trabalho e da Autonomia Econômica das Mulheres; Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; e Programas e Ações nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Participação Política, Igualdade de Gênero e Diversidade Ministra: Eleonora Menicucci de Oliveira (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • 34. Secretaria de Direitos Humanos

    34 /37(Getty Images)

    O que faz: é responsável pela articulação interministerial e intersetorial das políticas de promoção e proteção aos Direitos Humanos no Brasil. Trabalha na formulação de políticas e diretrizes voltadas à promoção dos direitos da cidadania, da criança, do adolescente, do idoso e das minorias e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e promoção da sua integração à vida comunitária. Ministra: Ideli Salvatti (PT) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Maria do Rosário (janeiro de 2011 a março de 2014).
  • 35. Secretaria de Portos

    35 /37(Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

    O que faz: a secretaria tem como função assessorar a presidente na formulação de políticas e diretrizes para o desenvolvimento e o fomento do setor de portos e instalações portuárias marítimos, fluviais e lacustres e, especialmente, promover a execução e a avaliação de medidas, programas e projetos de apoio ao desenvolvimento da infraestrutura e da superestrutura dos portos e instalações portuárias marítimos, fluviais e lacustres Ministro: César Borges (sem partido, ex-PR) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: José Leônidas Menezes Cristino (janeiro de 2011 a outubro de 2013), Antonio Henrique Pinheiro Silveira (outubro de 2013 a junho de 2014).
  • 36. Secretaria de Aviação Civil

    36 /37(Antonio Cruz/Agência Brasil)

    O que faz: coordena e supervisiona ações voltadas para o desenvolvimento estratégico do setor da aviação civil e da infraestrutura aeroportuária e aeronáutica no Brasil. Ministro: Wellington Moreira Franco (PMDB) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: Wagner Bittencourt (janeiro de 2011 a março de 2013).
  • 37. Secretaria da Micro e Pequena Empresa

    37 /37(Wilson Dias/ABr)

    O que faz: Atua na formulação, coordenação e articulação depolíticas e diretrizes para o apoio à microempresa, empresa de pequeno porte e artesanato. Ministro: Guilherme Afif (PSD) Quem passou pelo cargo no 1º mandato de Dilma: -
  • Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGoverno DilmaMinistério da FazendaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame