PF cumpre 38 mandados em 8 estados, em operação sobre atos golpistas
São 16 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão
Agência de notícias
Publicado em 18 de abril de 2023 às 10h29.
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 18, mais uma etapa da Lesa Pátria. A décima fase da operação busca identificar pessoas que “participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram” os ataques golpistas do dia 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por apoiadores do ex-presidente Bolsonaro , inconformados com o resultado das eleições de outubro de 2022.
Segundo a PF, 16 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em oito estados – Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal –, por determinação do Supremo Tribunal Federal.
- Visita de Lula é chance para reforçar cooperação em várias frentes, diz porta-voz chinês
- Tarifa do metrô do Rio de Janeiro fica mais cara a partir desta quarta; veja valor
- ONU: população da Índia vai superar a da China nos próximos meses
- Programa de sócio-torcedor do Vitória/BA dispara em 2023
- HBO Max e Discovery+ se fundem e se tornam uma única plataforma chamada "Max"
- Novo arcabouço permitirá retomada de investimentos públicos, diz ministro dos Transportes
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informou, em nota, a PF.
A Operação Lesa Pátria segue em curso, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
Denúncias
A PF abriu um canal de denúncias para identificar pessoas ligadas aos atos golpistas. As denúncias podem ser enviadas para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.