Exame Logo

Passageiros que vão para EUA devem procurar empresas aéreas

A Anac fez o alerta devido à possibilidade da passagem do Furacão Sandy pelo país provocar cancelamentos de voos

Imagem de satélite do furacão Sandy: o fenômeno se aproxima da Costa Leste dos Estados Unidos (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2012 às 21h46.

Brasília - A possibilidade da passagem do Furação Sandy pela Costa Leste dos Estado Unidos poderá provocar cancelamentos e mudanças nos horários de voos que partirem do Brasil com destino aos Estados Unidos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fez hoje (28) um alerta para que os passageiros procurem as companhias aéreas antes de ir para os aeroportos para confirmação dos horários de voos.

Em nota, a Anac informou que vai monitorar a assistência dada aos passageiros das empresas que tiverem que cancelar ou alterar o horário de voo para a Costa Leste americana. De acordo com a legislação, em casos de atrasos e cancelamentos, está previsto que as companhias aéreas devem assegurar o direito do passageiro a receber assistência material.

Veja também

A partir de uma hora de atraso do voo, o passageiro tem direito à comunicação e, se o atraso superar duas horas, ele terá direito a alimentação. Caso o atraso supere quatro horas a companhia deverá providenciar acomodação para os passageiros ou traslado para aqueles que estiverem na localidade de residência. Em casos de voos cancelados, o passageiro pode ser reacomodado em outra aeronave ou ser reembolsado com o valor integral pago pela passagem área.

Segundo a Anac, se o passageiro se sentir prejudicado ou tiver seus direitos desrespeitados, ele deverá procurar a empresa aérea para reivindicar seus direitos e, caso o problema persista, ele deverá encaminhar a demanda para a Anac, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

Os passageiros podem entrar em contato com a Anac pelos site da agência (www.anac.gov.br) ou pelo telefone 0800 725 4445, que funciona 24 horas por dia.

Acompanhe tudo sobre:AviõesEstados Unidos (EUA)FuracõesPaíses ricosTransportesVeículos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame