Os grandes números do Enem 2017
Uma dimensão do novo tamanho do Enem, agora que ele não vale mais como certificado de conclusão do ensino médio para adultos
Luiza Calegari
Publicado em 5 de novembro de 2017 às 06h30.
Última atualização em 5 de novembro de 2017 às 09h28.
São Paulo — O Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) será aplicado neste domingo em 1.750 cidades do Brasil.
A edição deste ano tem várias novidades: não vale mais como certificado de conclusão do ensino médio para jovens e adultos; será realizada em dois domingos consecutivos, em vez de um sábado e um domingo; e a redação será aplicada no primeiro dia de provas. Com as mudanças, o número de inscritos caiu de 9,2 milhões em 2016 para 6,7 milhões em 2017.
Outra mudança deste ano é o critério dos direitos humanos para a redação. Dez dias antes da realização das provas, a Justiça concedeu uma liminar proibindo o Enem de anular as redações que desrespeitassem os direitos humanos. Neste sábado, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, manteve o veto sob o argumento que não se combate a intolerância social com maior intolerância estatal ou com mordaça.
Em 2016, 291.806 redações foram anuladas, mas a maioria porque a pessoa não compareceu no segundo dia da prova ou entregou a folha em branco. Entre as redações anuladas, 4.798 feriram os direitos humanos no ano passado, segundo o Inep.
Veja outros grandes números do exame: