Exame Logo

Oposição organiza série de atos por impeachment de Temer

Bandeira do "Fora, Temer" reascendeu na esquerda com as acusações feitas pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero contra o presidente

Ato contra Temer em São Paulo em setembro; Une está entre os movimentos que planejam os protestos
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de novembro de 2016 às 10h31.

Última atualização em 27 de novembro de 2016 às 10h58.

São Paulo - Apagada desde a derrota histórica do PT nas eleições municipais de outubro, a bandeira do "Fora, Temer" reascendeu na esquerda com as acusações feitas pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero contra Geddel Vieira Lima, que deixou a Secretaria de Governo, e o presidente Michel Temer.

Grupos como as frentes Povo Sem Medo, Brasil Popular, a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), além de movimentos de moradia, organizam uma série de manifestações pedindo o impeachment de Temer. Setores do PT e aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçam as articulações.

Veja também

A primeira manifestação está marcada para este domingo, 27, na Avenida Paulista, convocada pela Frente Povo Sem Medo.

Inicialmente, o ato tinha como pauta o repúdio à PEC do Teto e contaria com as participações de Lula, do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica e do cantor Chico Buarque, mas eles desistiram. Agora, a pauta é o "Fora, Temer".

"Com os últimos acontecimentos, ganha força a pauta da derrubada do governo. Entendemos que este governo perdeu a condição de continuar", disse Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e coordenador da Frente Povo Sem Medo.

A Frente Brasil Popular, que havia desistido de participar, agora está revendo sua posição. Representantes da frente vão se reunir com o senador Lindbergh Farias no domingo de manhã. "Vamos avaliar a conjuntura e traçar uma estratégia com relação à possibilidade de impeachment de Temer", disse Raimundo Bonfim, um dos coordenadores do grupo.

No dia 29, a UNE e a UBES pretendem reunir 25 mil estudantes nas ruas de Brasília. "A pauta central é a PEC do Teto, mas, sem dúvida, o �Fora, Temer� renasceu", disse Marianna Dias de Souza, da UNE.

(Ricardo Galhardo)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:ImpeachmentMichel TemerProtestosProtestos no Brasil

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame