Brasil

ONU revela o que impede a felicidade do brasileiro

Segundo o Relatório Global de Felicidade, da ONU, a corrupção é um dos fatores que impede - e muito - o brasileiro de ser o povo mais feliz do planeta


	Segundo a ONU, dinheiro é indicador de felicidade, mas tem de vir acompanhado de bons amigos, liberdade e uma sociedade livre de corrupção (e é aí que está o problema)
 (Marcos Santos/Stock.XCHNG)

Segundo a ONU, dinheiro é indicador de felicidade, mas tem de vir acompanhado de bons amigos, liberdade e uma sociedade livre de corrupção (e é aí que está o problema) (Marcos Santos/Stock.XCHNG)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2014 às 07h54.

São Paulo - Segundo o Relatório Global de Felicidade, da Organização das Nações Unidas (ONU), um dos grandes vilões para a felicidade do povo brasileiro é uma velha conhecida: a corrupção.  

Não que o Brasil seja infeliz. Ocupa um honroso 24º lugar entre os 156 países pesquisados. Isso significa uma maior satisfação com a vida que os cidadãos da França e Alemanha e vizinhos como Argentina e Chile. A Dinamarca ficou em primeiro. 

Mas uma comparação atenta com a campeã do mundo mostra que alguns fatores pesam bastante contra a plena realização dos brasileiros. Quando se trata de corrupção, por exemplo, a percepção nacional é quase quatro vezes pior que a dinamarquesa.

Os protestos de junho, que tiveram como uma de suas principais bandeiras a luta contra a corrupção, parecem corroborar a avaliação da ONU.

Para chegar a esse ranking, divulgado na segunda-feira, além de indicadores tradicionais, como PIB per capita, a pesquisa levou em conta valores imateriais como a percepção de corrupção, a liberdade para se fazer escolhas, a percepção de generosidade, a sensação de emoções boas e ruins (sejam momentâneas ou duradouras) e ainda o fato de se ter alguém com quem contar em tempos difíceis (critério nomeado como "apoio social"). 

Veja, na tabela abaixo, a comparação entre os indicadores do Brasil e da Dinamarca. 

Critérios Dinamarca (1º) Brasil (24º)
Apoio social 0,963 0,904
Liberdade de fazer escolhas 0,937 0,829
Percepção de corrupção 0,176 0,646
Doação 0,629 0,252
Generosidade 0,2222 -0,07
Emoções positivas (no presente) 0,776 0,794
Emoções negativas 

 (no presente)
0,179 0,288
Felicidade (geral) 0,647 0,853
PIB per capita 32.333 9.942
Expectativa de vida saudável 71,228 60,5

Salta aos olhos ainda a enorme diferença entre o PIB per capita do Brasil e da Dinamarca: o brasileiro é 3 vezes menor que o do país escandinavo. 

Mas, como mostram os demais indicadores, dinheiro só traz felicidade se vier acompanhado de bons amigos (ou familiares), liberdade e uma sociedade livre de corrupção, de acordo com a ONU.

Chama atenção ainda o mal desempenho nacional no indicador de generosidade - que é diretamente proporcional à felicidade. Estamos muito atrás dos dinamarqueses. Este ponto, porém, é possível que venha a ser contestado por muitos brasileiros. 

Mais de Brasil

BNDES divulga edital de concurso com salário inicial de R$ 20.900; veja detalhes

Pré-candidatos tentam evitar 'palavras-mágicas' para não serem punidos por campanha antecipada

Após prestigiar Boulos, Lula só deve participar de mais uma convenção de candidatos; saiba qual

No Brasil para o G20, secretária do Tesouro dos EUA discutirá economia e geopolítica

Mais na Exame