Exame Logo

ONU promove campanha para coibir paquera agressiva

A Organização promove em meio à folia a campanha "Nesse carnaval, perca a vergonha, não perca o respeito", para coibir a paquera agressiva

Bloco de Carnaval de rua no Rio de Janeiro (REUTERS/Pilar Olivares)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2015 às 21h30.

Rio - A Organização das Nações Unidas ( ONU ) promove em meio à folia a campanha "Nesse carnaval , perca a vergonha, não perca o respeito", na Sapucaí e em blocos do Rio, com o objetivo de coibir a paquera agressiva, que desrespeite o direito da mulher assediada de recusar a investida.

A entidade distribui ventarolas que reproduzem um "fluxograma da paquera", no qual o folião ou a foliona que abordam outros são incentivados a desistir caso não sejam bem- recebidos.

A campanha se contrapõe à propaganda da cerveja Skol veiculada no período pré-carnavalesco que causou polêmica por, na visão de mulheres, legitimar o estupro.

O slogan "Esqueci o não em casa" foi criticado por internautas nas redes sociais por causa da associação entre a ingestão de bebida alcoólica e a dificuldade de dizer "não".

Diante da controvérsia, a Ambev substituiu o então diretor de marketing, um homem, por uma mulher.

O material da ONU também orienta que vítimas denunciem abusos pelo número 180, do disque-denúncia da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

O fluxograma foi fixado em cerca de 5 mil ônibus da frota carioca, no aeroporto Santos Dumont, por onde chegam turistas para o carnaval.

Os slogans são "Ter pegada não é faltar com o respeito" e "Chega melhor quem chega direito".

A campanha é uma iniciativa do braço da ONU para mulheres, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), e o apoio institucional da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro.

São Paulo -- Quer se divertir muito no Carnaval? Selecionamos 9 apps que trazem a programação de festas e desfiles de blocos e escolas de samba em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda e Vitória. Incluímos, também, um app de paquera para você encontrar companhia, além de um joguinho que simula instrumentos musicais carnavalescos. Divirta-se!
  • 2. CarnaUOL

    2 /11(EXAME.com)

  • Veja também

    Grátis, em português, para Android e iPhone O app do portal UOL traz informações sobre 400 blocos de rua do Rio e de São Paulo. Ele informa data, horário e endereço do local de saída de cada bloco. O usuário pode montar uma lista de blocos prediletos e compartilhá-la em redes sociais.  O app ainda permite configurar alertas para quando determinados blocos passarem. Há um recurso que mostra a localização dos blocos num mapa, mas é preciso rolar o mapa manualmente para encontrá-los.
  • 3. Globeleza

    3 /11(EXAME.com)

  • Grátis, em português, para Android e iPhone O aplicativo da Globo traz informações sobre o Carnaval em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Olinda. Ele informa horários de festas, shows e desfiles de blocos e escolas de samba, além de sua localização.  O usuário pode dar uma busca pelos eventos ou ainda encontrá-los no mapa. Por fim, o folião pode acessar sessão "Mais Quentes", que exibe os eventos com maior número de confirmações, ou ainda montar seu roteiro e compartilhar sua programação.
  • 4. Carnaval de Rua 2015 São Paulo

    4 /11(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad Como o nome sugere, Carnaval de Rua 2015 São Paulo, do site Catraca Livre, tem foco no Carnaval de rua paulistano. Ele permite pesquisar blocos carnavalescos por localização e dia de desfile. Também mostra, num mapa, como chegar ao local da saída do bloco.
  • 5. Carnaval 2015 O Globo

    5 /11(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone Apresentado como o app oficial do Carnaval carioca, Carnaval 2015 O Globo tem uma longa lista de funções. Nele, o usuário pode explorar mais de 450 blocos de rua do Rio de Janeiro e ver em quais deles seus amigos estarão.  Pode consultar dados sobre o desfile das escolas de samba, ouvir os sambas-enredo e ver a letra das músicas, além de acompanhar a apuração do desfile. Pode, também, pesquisar restaurantes próximos dos eventos carnavalescos. O app ainda exibe notícias e permite configurar alertas.
  • 6. Onde Está Meu Trio?

    6 /11(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone Quem vai passar o Carnaval em Salvador pode ver a programação da festa no app Onde Está Meu Trio? Elaborado pelo portal iBahia, ele informa onde estão os principais trios elétricos que desfilam pela capital baiana e mostra a programação dos desfiles.  O app também permite ver quais trios estão mais próximos e tem uma função para compartilhar sua localização com os amigos. Os autores prometem, ainda, publicar fotos da folia durante o Carnaval.
  • 7. PE no Carnaval 2015

    7 /11(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone PE no Carnaval 2015 traz a programação do Carnaval em Recife e Olinda. Ele inclui eventos oficiais agendados pelas prefeituras e outros organizados por empresas. Há também um link que possibilita comprar ingressos para eventos privados no site Top Ingressos, além de uma página com fotos da folia.
  • 8. Carnaval Vitória 2015

    8 /11(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad Para quem vai passar o Carnaval em Vitória, no Espírito Santo, o app Carnaval Vitória 2015 traz o mapa do evento, descrições de enredos das escolas de samba e a programação dos desfiles. Traz, também, notícias do Twitter e fotos do Instagram.
  • 9. Beija Eu

    9 /11(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android O Beija Eu é uma espécie de Tinder para o Carnaval, que pode ajudar usuários de Android a encontrar companhia. Após um breve cadastro, o folião deve dizer em qual estado e cidade irá pular carnaval. Depois disso, uma lista (extensa) de blocos é fornecida pelo app. Ao escolher em quais bloquinho irá, o usuário do app passa a ver fotos de outras pessoas que estarão por lá e pode dizer se gosta (deslizando para a direita) ou não (deslizando para a esquerda). Em caso de combinação, é possível trocar mensagens para combinar um encontro. Diferentemente do Tinder, no entanto, o aplicativo não usa geolocalização. Na loja Google Play, alguns usuários reclamam que é impossível apagar a conta do sistema após a criação. De fato, essa opção não existe.
  • 10. Carnaval

    10 /11(EXAME.com)

    Grátis, em português, para iPhone, Android e Windows Phone Carnaval é um app que simula instrumentos típicos de escola de samba como surdo, agogô e apito. Para tocá-los, deve-se tocar a tela ou, dependendo do instrumento escolhido, chacoalhar o smartphone. Há também um modo automático em que o app produz uma batucada. Um kit extra de instrumentos está à venda no app por 0,99 dólar. Com eles, é possível gravar o ritmo criado.
  • 11. Agora veja nossa galeria de apps da semana:

    11 /11(Divulgação / Sony)

  • Acompanhe tudo sobre:Assédio sexualCarnavalMulheresONU

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame