Rio - A Organização das Nações Unidas ( ONU ) promove em meio à folia a campanha "Nesse carnaval , perca a vergonha, não perca o respeito", na Sapucaí e em blocos do Rio, com o objetivo de coibir a paquera agressiva, que desrespeite o direito da mulher assediada de recusar a investida.
A entidade distribui ventarolas que reproduzem um "fluxograma da paquera", no qual o folião ou a foliona que abordam outros são incentivados a desistir caso não sejam bem- recebidos.
A campanha se contrapõe à propaganda da cerveja Skol veiculada no período pré-carnavalesco que causou polêmica por, na visão de mulheres, legitimar o estupro.
O slogan "Esqueci o não em casa" foi criticado por internautas nas redes sociais por causa da associação entre a ingestão de bebida alcoólica e a dificuldade de dizer "não".
Diante da controvérsia, a Ambev substituiu o então diretor de marketing, um homem, por uma mulher.
O material da ONU também orienta que vítimas denunciem abusos pelo número 180, do disque-denúncia da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
O fluxograma foi fixado em cerca de 5 mil ônibus da frota carioca, no aeroporto Santos Dumont, por onde chegam turistas para o carnaval.
Os slogans são "Ter pegada não é faltar com o respeito" e "Chega melhor quem chega direito".
A campanha é uma iniciativa do braço da ONU para mulheres, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), e o apoio institucional da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro.
São Paulo -- Quer se divertir muito no Carnaval? Selecionamos 9
apps que trazem a programação de festas e desfiles de blocos e escolas de samba em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda e Vitória. Incluímos, também, um app de paquera para você encontrar companhia, além de um joguinho que simula instrumentos musicais carnavalescos. Divirta-se!
2. CarnaUOL 2 /11(EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone O app do portal UOL traz informações sobre 400 blocos de rua do Rio e de São Paulo. Ele informa data, horário e endereço do local de saída de cada bloco. O usuário pode montar uma lista de blocos prediletos e compartilhá-la em redes sociais. O app ainda permite configurar alertas para quando determinados blocos passarem. Há um recurso que mostra a localização dos blocos num mapa, mas é preciso rolar o mapa manualmente para encontrá-los.
3. Globeleza 3 /11(EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone O aplicativo da Globo traz informações sobre o Carnaval em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Olinda. Ele informa horários de festas, shows e desfiles de blocos e escolas de samba, além de sua localização. O usuário pode dar uma busca pelos eventos ou ainda encontrá-los no mapa. Por fim, o folião pode acessar sessão "Mais Quentes", que exibe os eventos com maior número de confirmações, ou ainda montar seu roteiro e compartilhar sua programação.
4. Carnaval de Rua 2015 São Paulo 4 /11(EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone/iPad Como o nome sugere, Carnaval de Rua 2015 São Paulo, do site Catraca Livre, tem foco no Carnaval de rua paulistano. Ele permite pesquisar blocos carnavalescos por localização e dia de desfile. Também mostra, num mapa, como chegar ao local da saída do bloco.
5. Carnaval 2015 O Globo 5 /11(EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone Apresentado como o app oficial do Carnaval carioca, Carnaval 2015 O Globo tem uma longa lista de funções. Nele, o usuário pode explorar mais de 450 blocos de rua do Rio de Janeiro e ver em quais deles seus amigos estarão. Pode consultar dados sobre o desfile das escolas de samba, ouvir os sambas-enredo e ver a letra das músicas, além de acompanhar a apuração do desfile. Pode, também, pesquisar restaurantes próximos dos eventos carnavalescos. O app ainda exibe notícias e permite configurar alertas.
6. Onde Está Meu Trio? 6 /11(EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone Quem vai passar o Carnaval em Salvador pode ver a programação da festa no app Onde Está Meu Trio? Elaborado pelo portal iBahia, ele informa onde estão os principais trios elétricos que desfilam pela capital baiana e mostra a programação dos desfiles. O app também permite ver quais trios estão mais próximos e tem uma função para compartilhar sua localização com os amigos. Os autores prometem, ainda, publicar fotos da folia durante o Carnaval.
7. PE no Carnaval 2015 7 /11(EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone PE no Carnaval 2015 traz a programação do Carnaval em Recife e Olinda. Ele inclui eventos oficiais agendados pelas prefeituras e outros organizados por empresas. Há também um link que possibilita comprar ingressos para eventos privados no site Top Ingressos, além de uma página com fotos da folia.
8. Carnaval Vitória 2015 8 /11(EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone/iPad Para quem vai passar o Carnaval em Vitória, no Espírito Santo, o app Carnaval Vitória 2015 traz o mapa do evento, descrições de enredos das escolas de samba e a programação dos desfiles. Traz, também, notícias do Twitter e fotos do Instagram.
9. Beija Eu 9 /11(EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android O Beija Eu é uma espécie de Tinder para o Carnaval, que pode ajudar usuários de Android a encontrar companhia. Após um breve cadastro, o folião deve dizer em qual estado e cidade irá pular carnaval. Depois disso, uma lista (extensa) de blocos é fornecida pelo app. Ao escolher em quais bloquinho irá, o usuário do app passa a ver fotos de outras pessoas que estarão por lá e pode dizer se gosta (deslizando para a direita) ou não (deslizando para a esquerda). Em caso de combinação, é possível trocar mensagens para combinar um encontro. Diferentemente do Tinder, no entanto, o aplicativo não usa geolocalização. Na loja Google Play, alguns usuários reclamam que é impossível apagar a conta do sistema após a criação. De fato, essa opção não existe.
10. Carnaval 10 /11(EXAME.com)
Grátis, em português, para
iPhone,
Android e Windows Phone Carnaval é um app que simula instrumentos típicos de escola de samba como surdo, agogô e apito. Para tocá-los, deve-se tocar a tela ou, dependendo do instrumento escolhido, chacoalhar o smartphone. Há também um modo automático em que o app produz uma batucada. Um kit extra de instrumentos está à venda no app por 0,99 dólar. Com eles, é possível gravar o ritmo criado.
11. Agora veja nossa galeria de apps da semana: 11 /11(Divulgação / Sony)