Exame Logo

O que fazer quando o ar tem baixa umidade e tempo ruim? Veja recomendações da Defesa Civil

Com os alertas do Inmet para uma nova onda de calor e tempo seco, a umidade do ar deve ficar entre 20% e 30% esta semana

Baixa umidade: Pôr do sol com tempo seco e qualidade do ar muito ruim na Estação da Luz, em SP (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Publicado em 10 de setembro de 2024 às 08h09.

Última atualização em 10 de setembro de 2024 às 08h21.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois novos alertas essa semana, chamando a atenção para o calor e o tempo seco que continuam influenciando no tempo em todo o Brasil.

Nesta terça-feira, 10, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20% em 21 estados: Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins, Ceará, Maranhão, Piauí, RIo Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Veja também

Outra preocupação é a nova nova onda de calor, que fará a temperatura aumentar em até 5ºC acima da média histórica pelos próximos dias.

Enquanto os níveis de umidade do ar caem a níveis alarmantes, a Organização Mundial da Saúde (OMS ) diz que os níveis ideiais de umidade para manter a saúde estável é entre 50% e 60%.

Considerando esse cenário, a Defesa Civil do Estado de São Paulo fornece orientações à população em geral de como se proteger e mitigar problemas causados pelo tempo seco. Veja abaixo:

Para melhorar a respiração

Incêndios no interior de SP

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoonda de calorCalorSaúde

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame