Exame Logo

Número de fumantes no Brasil cai 30,7% nos últimos 9 anos

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, 10,8% dos brasileiros fuma atualmente, enquanto o índice era de 15,6% em 2006

Cigarros: "há 20 anos, mais de um terço da população adulta no Brasil fumava", disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro (Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)
DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2015 às 16h20.

Rio de Janeiro - O número de fumantes no Brasil diminuiu 30,7% nos últimos nove anos, segundo os resultados de uma pesquisa realizada em 2014 pelo Ministério da Saúde e apresentada nesta quinta-feira pelo ministro Arthur Chioro.

De acordo com a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde em 2014, 10,8% dos brasileiros fuma atualmente, enquanto a porcentagem era de 15,6% em 2006.

"Há 20 anos, mais de um terço da população adulta no Brasil fumava", destacou Chioro em vídeoconferência exibida pelo site da pasta.

Além disso, o ministro de Saúde quis deixar claro que a atual luta contra o tabagismo não se deve a um desejo do governo de "coibir", mas à necessidade de ter uma "política pública".

O estudo também mostrou que o índice de fumantes é maior entre os homens (12,8%) do que entre as mulheres (9%). Quanto à idade, é maior o número de fumantes entre 45 e 54 anos (13,2%) e menor entre os jovens entre 18 e 24 anos (7,8%).

O levantamento aponta que 21,2% dos brasileiros se consideram ex-fumantes, com uma porcentagem de 25,6% entre os homens e 17,5% entre as mulheres.

De acordo com o Ministério da Saúde, o tabagismo é responsável por 200 mil mortes no país anualmente devido à incidência em casos de infarto e bronquite, entre outras doenças. Este hábito também é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e 10% dos outros tipos da doença.

"Lutar pelo controle do tabagismo é lutar pela qualidade de vida dos brasileiros", analisou Chioro.

Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial sem Tabaco. Para aqueles que pensam que hoje é dia de deixar o cigarro de lado e amanhã rever o maço, nada disso. Separamos 5 anúncios que mostram de maneiras impactantes e objetivas, como tal vício prejudica a saúde. É pra ver e largar.
  • 2. Tumor no cigarro

    2 /6

  • Veja também

    O Serviço Nacional de Saúde britânico fechou 2012 com um anúncio contra o cigarro polêmico. No vídeo, um homem começa a fumar e nem percebe que a cada tragada cresce um horrível tumor em seu próprio cigarro.
  • 3. Kids ask for light

    3 /6

  • Fumar faz mal? Parece uma pergunta óbvia, contudo, neste vídeo da Fundação ThaiHealth, duas crianças questionam de forma inteligente porque adultos dizem isso a jovens, mas não a si mesmos.
  • 4. Nico Clean

    4 /6

    Uma das campanhas antifumo mais criativas já feitas. Criação da Ligaris, ela mostra produtos falsos que conferem ao consumidor algumas consequências negativas do cigarro. No caso do vídeo abaixo, o dano seria o da aparência mais velha. Outros itens como o creme dental que deixa os dentes "perfeitamente amarelos" ou o desodorizador de ambiente com "frescor de tabaco e nicotina" eram oferecidos também em um site fake.
  • 5. Crianças fumantes

    5 /6(Reprodução)

    Como se não bastasse causar danos ao próprio fumante, o cigarro também afeta os próximos, principalmente crianças. Pensando nisso, o Hospital de Câncer da Índia lançou uma campanha assinada pela Ogilvy do país que mostra imagens de bocas infantis fumando o cigarro através dos adultos. São três peças. Numa delas, a imagem de uma mulher fumando, com a boca infantil dentro de sua boca, é exibida seguida pela mensagem: "Grávidas que fumam dão a luz a crianças que são suscetíveis ao câncer de pulmão."
  • 6. Tips from former smokers - Terries ad

    6 /6

    Em uma série de vídeos produzida pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, ex-fumantes dão "dicas" de cuidados básicos que toda pessoa deve ter. O vídeo abaixo é o mais famoso e conta a história de como Terrie, residente da Carolina do Norte, se arruma todo dia.
  • Acompanhe tudo sobre:CigarrosMinistério da SaúdeSaúde no Brasil

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame