Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

MPF denuncia Luiz Estevão por lavagem de dinheiro

De acordo com a denúncia, ele teria usado contas bancárias do clube de futebol Brasiliense para ocultar e dissimular a propriedade e a movimentação de dinheiro

Modo escuro

Luiz Estevão, ex-senador (Nelio Rodrigues/Tudo)

Luiz Estevão, ex-senador (Nelio Rodrigues/Tudo)

D
Da Redação

Publicado em 14 de março de 2012 às, 13h28.

São Paulo - O Ministério Público Federal em Brasília denunciou na Justiça o empresário e ex-senador Luiz Estevão de Oliveira Neto por suposta lavagem de dinheiro. De acordo com a denúncia, ele teria usado contas bancárias do clube de futebol Brasiliense para ocultar e dissimular a propriedade e a movimentação de dinheiro proveniente de atividades criminosas. Luiz Estevão é fundador do time.

Segundo o Ministério Público, a denúncia resulta de um inquérito aberto em 2005 depois de a Justiça ter decretado a indisponibilidade dos bens do empresário e de empresas dele por causa do desvio de R$ 169 milhões da obra do Fórum Trabalhista de São Paulo.

Os investigadores notaram que apesar da indisponibilidade dos bens Luiz Estevão continuava a aplicar grandes quantias na equipe de futebol. Investimentos foram feitos, por exemplo, na reforma do estádio do Serejão e na compra de passes de jogadores.

Com base nos indícios, a Justiça autorizou a quebra do sigilo fiscal do empresário e do sigilo bancário da principal conta do Brasiliense durante o período de 2001 a 2005. Segundo o Ministério Público, os dados demonstraram que a maior parte da movimentação na conta do time referia-se a créditos ou débitos relacionados a empresas do Grupo OK, de Luiz Estevão.

Para o Ministério Público Federal, a semelhança e a proximidade das datas e valores movimentados comprova que a conta do Brasiliense foi usada como passagem, com o objetivo de tornar mais difícil o rastreamento dos valores.

Últimas Notícias

ver mais
Vinícius Carvalho, da CGU, é cotado para assumir AGU no governo Lula
Brasil

Vinícius Carvalho, da CGU, é cotado para assumir AGU no governo Lula

Há 9 horas
Padilha sinaliza que Lula não indicará novo PGR até fim do mandato de Aras
Brasil

Padilha sinaliza que Lula não indicará novo PGR até fim do mandato de Aras

Há 10 horas
STF derruba tese do marco temporal das terras indígenas
Brasil

STF derruba tese do marco temporal das terras indígenas

Há 13 horas
CPI do MST: Salles propõe indiciamento de 11 pessoas no relatório final
Brasil

CPI do MST: Salles propõe indiciamento de 11 pessoas no relatório final

Há 14 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais