Exame Logo

Ministros são exonerados para votação de denúncia contra Temer

Medida já era esperada e faz parte da estratégia do governo para barrar o avanço da denúncia por crime de corrupção passiva

Michel Temer: presidente exonerou os ministros da Secretaria de Governo, Educação, Cidades, Minas e Energia, Desenvolvimento Social, Esporte, Meio Ambiente, Trabalho, Turismo e Transportes (Adriano Machado/Reuters)
R

Reuters

Publicado em 2 de agosto de 2017 às 09h04.

O presidente Michel Temer exonerou 10 ministros que também são deputados para que votem contra o pedido de abertura de processo contra si no plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, uma medida já esperada que faz parte da estratégia do governo para barrar o avanço da denúncia por crime de corrupção passiva.

Foram exonerados os ministros da Secretaria de Governo, Educação, Cidades, Minas e Energia, Desenvolvimento Social, Esporte, Meio Ambiente, Trabalho, Turismo e Transportes, de acordo com publicações no Diário Oficial da União.

Veja também

Para que a Câmara autorize o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar a denúncia contra o presidente por corrupção passiva são necessários os votos de 342 dos 513 deputados. O quórum mínimo para o início da votação também foi definido em 342 deputados.

Na noite de terça-feira, a oposição dizia contar com a maioria dos deputados, embora ainda não tivesse angariado os 342 votos necessários para autorizar que o STF julgue a acusação.

O governo, por sua vez, se movimenta para tentar garantir o quórum e ainda virar votos de indecisos a favor do presidente.

Há expectativa de que Temer tenha capital político para sair vencedor da votação, mas o tamanho do apoio ao governo servirá como um termômetro para avaliar se o presidente terá força para seguir adiante com sua agenda de reformas.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCorrupçãoGoverno TemerMichel Temer

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame