Foto de militares revistando crianças em escola do Rio é atual?
Blog de VEJA conversou com a fotógrafa que fez a imagem, que já foi compartilhada mais de 40 mil vezes no Facebook
Luiza Calegari
Publicado em 22 de fevereiro de 2018 às 11h42.
Última atualização em 22 de fevereiro de 2018 às 12h20.
São Paulo – Uma foto chocante já foi compartilhada mais de 40 mil vezes no Facebook : ela mostra militares armados revistando crianças de uma escola no Rio de Janeiro.
Nas redes, a imagem foi associada à intervenção federal decretada pelo governo na última sexta-feira, que delegou poderes de segurança pública ao Exército no estado do Rio.
No entanto, a foto foi tirada em 1994, durante outra intervenção, como esclarece o blog " Me engana que eu posto ", de VEJA. Na época, era realizada a Operação Rio I, que levou às ruas da capital fluminense cerca de 2.000 militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
A foto foi capa da edição de 23 de novembro do jornal O Globo, e foi tirada por Márcia Foletto. O blog entrevistou a fotógrafa, que afirmou que essa não é a primeira vez que a imagem circula como se fosse inédita.
"A primeira vez deve foi há uns oito anos, durante a ocupação do Exército na Maré, como se tivesse sido feita lá. Houve algumas outras vezes em que o Exército atuou no Rio e aconteceu a mesma coisa”, disse ela a VEJA.
A revista dos militares a crianças foi feita em uma escola no morro Dona Marta, em Botafogo. A matéria de O Globo trazia entrevistas com as crianças, que relataram que os militares as abordavam revistando seus bolsos e mochilas sem dar explicações.
A justificativa do Exército era de que as crianças poderiam estar participando de tráfico de drogas, mesmo sem saberem. No dia seguinte, um comandante informou que a corporação iria investigar os abusos.