Exame Logo

Meirelles na fogueira; Ouro no salto…

Meirelles na fogueira Moreira Franco, secretário de Parcerias e Investimentos, rebateu as críticas do PSDB ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, informa o jornal O Estado de S. Paulo. Segundo ele, o ministro tem sido vítima de “manipulação eleitoral”, numa referência às eleições de 2018, em que tucanos, peemedebistas e o próprio Meirelles podem disputar […]

THIAGO BRAZ: brasileiro conquistou o ouro no salto com vara e ainda quebrou o recorde olímpico no Rio / Dominic Ebenbichler/ Reuters
DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2016 às 06h58.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h12.

Meirelles na fogueira

Moreira Franco, secretário de Parcerias e Investimentos, rebateu as críticas do PSDB ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, informa o jornal O Estado de S. Paulo. Segundo ele, o ministro tem sido vítima de “manipulação eleitoral”, numa referência às eleições de 2018, em que tucanos, peemedebistas e o próprio Meirelles podem disputar a presidência. “É muito pouco recomendável qualquer tentativa de enfraquecimento de Meirelles”. O senador tucano José Aníbal respondeu que Meirelles é vítima “dele mesmo” ao concordar em reduzir exigências para a renegociação das dívidas dos estados.

Veja também

Lula cai, mas lidera

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a pior avaliação popular desde 2006, segundo o instituto Datafolha. O percentual de brasileiros que o consideram o melhor presidente que o país já teve caiu de 40%, em março, para 35%, em abril. Em 2010, último ano de seu governo, o percentual chegou a 70%. Ainda assim, Lula lidera isoladamente as pesquisas de intenção de voto para 2018. No cenário com Aécio Neves, Lula tem 22%, Marina 17% e Aécio 14%. Com Geraldo Alckmin, Lula tem 23%. Com José Serra, os mesmos 23%.

O passaporte fica

O Ministério Público Federal se manifestou contrário à devolução do passaporte de Cláudia Cruz, mulher do deputado Eduardo Cunha. Segundo o MPF, existe “real possibilidade” de Cláudia e seus familiares manterem outras contas no exterior e, caso recebam o passaporte de volta, haveria “risco concreto de eventual fuga e utilização de ativos secretos ainda não bloqueados”. Cláudia é ré na Operação Lava-Jato, respondendo pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, e entregou espontaneamente o passaporte.

Sem dinheiro não vai

Eduardo Paes, prefeito do Rio, afirmou em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira que vai recorrer de uma decisão da Justiça Federal que proíbe recursos da União e do município para o Comitê Rio-2016. Segundo Paes, a falta de recursos poderia comprometer aa Paralimpíadas, com início marcado para a simbólica data de 7 milhões de setembro. Ele afirmou que a prefeitura está disposta a liberar de 100 a 150 milhões de reais para o evento, que, sem a verba, estaria em risco. As Paralimpíadas, vale lembrar, estão previstas há tanto tempo quanto os Jogos tradicionais e faziam parte dos encargos do comitê organizador.

Mais um tesoureiro réu

Paulo Ferreira, ex-tesoureiro do PT, virou réu na Operação Lava-Jato. Ele é acusado de receber propina de 1 milhão de reais destinada ao partido proveniente de contrato para a construção do Cenpes, o centro de pesquisas da Petrobras, no Rio. Ferreira foi um dos 14 acusados de corrupção e lavagem de dinheiro presos na 31a fase da operação, desencadeada em julho. Ele é o terceiro tesoureiro do PT réu na Lava-Jato, depois de João Vaccari Neto e Delúbio Soares.

Devolve, Maranhão

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, foi condenado a devolver 10 milhões de reais aos cofres públicos por irregularidades na prestação de contas da Universidade Estadual do Maranhão, da qual foi reitor em 2005. Ele ainda terá de pagar 930.000 reais de multa. As contas da universidade foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Maranhão no dia 3 de agosto. Maranhão tem 15 dias para devolver o dinheiro.

_

Mercedes para produção

A montadora Mercedes-Benz suspendeu nesta segunda-feira a produção da fábrica de caminhões e ônibus de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. A medida vale por tempo indeterminado e foi comunicada aos trabalhadores na semana passada. Cerca de 10.000 pessoas terão licença remunerada. Em nota, a montadora disse que a decisão foi tomada “em razão da drástica redução nas vendas de veículos comerciais nos últimos anos, o que provocou um excedente de mais de 2.000 pessoas na unidade”.

Recompensas Volkswagen

Os donos de carros da montadora Volkswagen, nos Estados Unidos, vão receber cerca de 20.000 dólares por carro, o que deve custar pelo menos 15 bilhões de dólares à empresa, como forma de compensação pela decepção com o escândalo do diesel. Enquanto isso, na Europa, os clientes receberam upgrade do software que permitiu à Volks fraudar os testes de emissões de carbono. A gigantesca diferença no tratamento tem a ver com as leis europeias, que blindam as empresas em caso de ações coletivas.

Fofoca à venda

Nesta terça-feira, o site de fofocas americano Gawker vai a leilão, depois de decretar falência ao perder um processo de invasão de privacidade movido pelo ex-lutador Hulk Hogan, que deve receber uma indenização de 140 milhões de dólares. Esta segunda-feira foi o último dia para atrair interessados na aquisição, e a editora de revistas Ziff Davis aparece no topo da lista de compradoras. A empresa, inclusive, já assinou uma oferta de 90 milhões de dólares pelo site. O acordo é interessante para Nick Denton, fundador do Gawker, que deve permanecer à frente das fofocas caso a venda se concretize.

Melhor dia no Rio

Os atletas brasileiros tiveram ontem o melhor desempenho desde o início dos Jogos Olímpicos, com três medalhas conquistadas. A maior surpresa veio já perto da meia-noite, quando Thiago Braz levou o ouro no salto com vara e de quebra bateu o recorde olímpico e sua melhor marca pessoal, ao saltar 6,03. Ele superou o recordista mundial e campeão olímpico em 2012, o francês Renaud Lavillenie. Na ginástica, Arthur Zanetti, ouro em Londres, ficou com a prata na prova das argolas após ser superado pelo grego Eleftherios Petrounias. A primeira medalha do dia veio com Poliana Okimoto, bronze na maratona aquática – ela é a primeira brasileira da história a conquistar uma medalha na natação.

Vitórias e derrota

O dia também foi de vitórias importantes nos esportes coletivos. A equipe masculina de vôlei exorcizou o fantasma da eliminação ao fazer 3 a 1 na França e se classificar às quartas-de-final, quando enfrentará a Argentina. Na praia, Alison e Bruno Schmidt venceram a dupla dos Estados Unidos e se classificaram para as semi-finais. Por outro lado, o time de basquete masculino foi eliminado, mesmo depois de vencer a Nigéria, e encerrou sua campanha no Rio com duas vitórias e três derrotas.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame