Exame Logo

Lula anuncia Haddad, Dino, Rui Costa e José Múcio como ministros do novo governo

O anúncio do presidente eleito foi feito em coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, em Brasília

(Horacio Villalobos/Getty Images)
AM

André Martins

Publicado em 9 de dezembro de 2022 às 11h02.

Última atualização em 9 de dezembro de 2022 às 11h53.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta sexta-feira, 9, os primeiros escolhidos para comandar ministérios de seu novo mandato.O anúncio foi feito em coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, em Brasília.

Lula confirmou o nome de titulares de cinco ministérios: O ex-prefeito de São PauloFernando Haddad (PT) no Ministério da Fazenda; o governador da Bahia, Rui Costa (PT), na Casa Civil; José Múcio Monteiro na Defesa; o senador eleito Flávio Dino (PSB) no Ministério da Justiça e o embaixador Mauro Vieira no Ministérios das Relações Exteriores.

Veja também

Novos nomes serão indicados após a diplomação, marcada para segunda-feira, 12. Segundo Lula, a intenção é apresentar na semana que vem "mais do que o dobro" da quantidade anunciada nesta sexta. "Tenho só que definir a quantidade de ministérios e a secretarias que vamos criar. Aí, vou montar e anunciar o governo na sua plenitude", afirmou.

Na semana passada, Lula disse que a base dos ministérios será a mesma que ele tinha no segundo mandato presidencial, com o acréscimo do Ministério dos Povos Originários.

Forças Armadas

Ainda nesta sexta-feira, Lula se reunirá com Múcio para trata do comando das Forças Armadas. A expectativa é que, nos próximos dias, sejam definidos os comandantes do Exército, da Aeronáutica e da Marinha.

"Ele [Múcio] vai escolher os comandantes e levar para eu aprovar se aceito ou não. Costumo trabalhar com relação de confiança. Se chamei para ser ministro, é porque confio. Eles vão ter liberdade para fazer as coisas", disse o presidente eleito.

Lula ressaltou que "nunca teve problemas" com as Forças Armadas. "As Forças Armadas têm papel importante para cuidar da soberania nacional e defender o povo brasileiro de possíveis e eventuais inimigos externos. Não foi feita para fazer política, para ter candidato. Quem quiser ter candidato, que se aposente e seja candidato", disse.

Ministros do governo Lula anunciados nesta sexta:

Quem é José Múcio Monteiro

José Múcio é ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro das Relações Institucionais (2007-2009). No TCU, o ex-ministro se aposentou em 2020, aos 72 anos, três anos antes do prazo para a saída compulsória. Ele já foi deputado federal por Pernambuco durante cinco mandatos e tem carreira de quase cinquenta anos de vida pública. Elogiado pela capacidade de articulação política, José Múcio tem bom trânsito nas Forças Armadas e acredita-se que pode contornar dificuldades de relacionamento do petista com a cúpula militar.

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame