Barco com mais de 100 pessoas naufraga na Baía de Todos os Santos
Uma lancha que faz travessia Mar Grande a Salvador virou nesta manhã. Ao menos 18 pessoas morreram
Luiza Calegari
Publicado em 24 de agosto de 2017 às 09h46.
Última atualização em 24 de agosto de 2017 às 18h30.
São Paulo - Um dos barcos que faz a travessia de passageiros entre Salvador (BA) e a região de Mar Grande, na Baía de Todos os Santos, virou na manhã desta quinta-feira (24). Ao menos 18 pessoas morreram no acidente - o número de desaparecidos ainda não foi confirmado.
Cerca de 100 pessoas chegaram com vida em unidades de saúde da região, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. O estado de saúde dos pacientes não foi divulgado.
No entanto, segundo o comandante Flávio Almeida, da Marinha, o número de sobreviventes continua incerto já que outras embarcações estão ajudando no resgate e algumas pessoas conseguiram chegar à margem por conta própria. Além disso, não se sabe se todos sobreviventes receberam atendimento médico.
No total, 129 passageiros e 4 tripulantes estavam a bordo. Mais cedo, a Capitania dos Portos informou que 23 pessoas tinham morrido por causa do acidente, mas o número foi revisado pelo Instituto Médico Legal no final da tarde. Veja o mapa do acidente:
[googlemaps https://www.google.com/maps/d/u/0/embed?mid=1ea8AHV7JbQ88UDVcD8qj9hRtd74&w=640&h=480%5D
A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) recebeu às 7h45, por meio de rádio, o pedido de socorro enviado pela embarcação Joana Angélica, com a informação de que a lancha de passageiros Cavalo Marinho I havia naufragado perto da localidade de Barra da Penha, na Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos.
De acordo com o comando, imediatamente, o Serviço de Busca e Salvamento do Leste, operado pelo 2º Distrito Naval, enviou para o local do acidente cinco embarcações da Capitania dos Portos e quatro navios com médicos e mergulhadores a bordo, um total de 130 militares da Marinha.
Em nota, o comando informou que serão instaurados dois inquéritos, um para apurar o que aconteceu e outro, administrativo, para investigar causas, circunstâncias e responsabilidades do “lamentável e doloroso acidente”.
Vídeo mostra embarcação cheia de água
Um vídeo obtido pela rádio BandNews mostra que, em maio deste ano, a mesma embarcação quase virou, segundo relatos de passageiros:
Pessoas aguardam resgate
As imagens mostram pessoas esperando o trabalho de resgate na Ilha de Itaparica.
Outro acidente
Ainda ontem, um barco com 70 pessoas também afundou no rio Xingu, no Pará, entre Santarém e Vitória do Xingu.
Pelo menos dez mortes foram confirmadas, e os trabalhos de resgate foram retomados nesta quinta.
*Matéria em atualização
(com informações da Agência Brasil)