Exame Logo

Justiça condena skinheads por tentativa de homicídio em SP

Julgamento ocorreu ontem (3) no Fórum Criminal da Barra Funda e também os condenou por formação de quadrilha armada

Plenário do Fórum da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, onde três skinheads foram condenados por tentativa de homicídio (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2014 às 12h37.

São Paulo - Três skinheads foram condenados por tentativa de homicídio e lesão corporal leve, crimes cometidos há mais de três anos, contra quatro membros do Movimento Anarcopunk durante uma jornada antifascista no centro de São Paulo . O julgamento, que ocorreu ontem (3) no Fórum Criminal da Barra Funda, também os condenou por formação de quadrilha armada.

Rogério Moreira, Milton Gonçalves do Nascimento e Jorge Gonzalez receberam penas que variam entre 16 e 21 anos, sendo que terão de cumpri-las em regime inicial fechado. Segundo a sentença do juiz Fernando Oliveira Camargo, as vítimas dos skinheads estão atemorizadas, o que torna inadequado manter os acusados em liberdade. “Trata-se de crime de ódio que justifica ainda mais a segregação cautelar dos acusados”, disse o juiz.

Veja também

O evento em que os crimes foram cometidos, em fevereiro de 2011, era em repúdio à homofobia e ao racismo. O ato era também uma homenagem ao homossexual Edson Neris da Silva, espancado até a morte na Praça da República há 14 anos.

A organização não governamental Casarão Brasil, voltada à defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT) acompanha o caso e descreve que uma das vítimas foi ferida de forma profunda no braço, outra foi esfaqueada no abdômen e uma terceira foi esfaqueada na cabeça. Os agressores gritavam que iam arrancar a perna de uma das vítimas, em referência à prótese usada por ela, por ser deficiente físico.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCrimeHomicídiosMetrópoles globaissao-paulo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame