Influenza aviária: caso suspeito em humano em Vitória está em análise, diz Ministério da Saúde
Conforme o ministério, trata-se de um homem de 61 anos, funcionário de um parque em que foi encontrada uma ave com resultado positivo para a doença
Agência de notícias
Publicado em 18 de maio de 2023 às 12h32.
O Ministério da Saúde divulgou comunicado no qual informa que "acompanha e está dando o suporte necessário ao Estado do Espírito Santo desde a notificação, nesta quarta-feira, 17, de um caso suspeito de influenza aviária em humano em Vitória (ES)".
Conforme o ministério, trata-se de um homem de 61 anos, funcionário de um parque em que foi encontrada uma ave com resultado positivo para a doença. O paciente apresenta sintomas gripais leves e, conforme protocolo de vigilância sanitária, está em isolamento e monitorado por equipes de saúde do município.
- Embraer e Azorra fecham novo acordo com Royal Jordanian para 8 jatos comerciais
- Gestora aumenta aposta na Light (LIGT3) para 21,8% após empresa entrar em recuperação judicial
- Hapvida (HAPV3) vende São Francisco Resgate por R$ 150 milhões
- Eleições na Turquia: Erdogan assume ‘liderança sólida’ após 20% das urnas apuradas
- Filho do fundador da Vivara (VIVA3) já vendeu mais 60% de sua participação
- Americanas inicia processo de prospecção para venda de fatia na Uni.co
Segundo o ministério, "a amostra do paciente suspeito e de outras 32 pessoas que também trabalham no parque estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. Após a análise, as amostras também serão enviadas para a Fiocruz, que é o laboratório de referência para o Estado".
Ministério ressaltou que não foram registrados casos confirmados
O ministério ressaltou, ainda, que "não foram registrados casos confirmados de influenza aviária A (H5N1) em humanos no Brasil. A transmissão da doença ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas. E, de acordo com o que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada".
O Ministério da Saúde reforçou, por meio de nota técnica, as orientações para vigilância em diante de possíveis casos suspeitos de influenza aviária em humanos após o alerta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na segunda-feira (15), dos primeiros casos em aves silvestres no Espírito Santo.