Brasil

Incêndio atinge Parque Nacional da Chapada Diamantina

Incêndios são comuns nesta época do ano na região. Até o momento, não há estimativa oficial da área atingida


	Chapada Diamantina, na Bahia: incêndios são comuns nesta época do ano na região. Até o Até o momento, não há estimativa oficial da área atingida
 (Franco Hoffchneider / Guia Quatro Rodas)

Chapada Diamantina, na Bahia: incêndios são comuns nesta época do ano na região. Até o Até o momento, não há estimativa oficial da área atingida (Franco Hoffchneider / Guia Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2015 às 14h52.

Um incêndio atinge parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, no município de Andaraí. Por causa do tempo seco e dos ventos, o fogo se alastra rapidamente pela vegetação, segundo o vigilante do parque José Milton Nepomuceno.

Equipes do Corpo de Bombeiros, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia atuam na região para controlar o fogo.

“Já é o terceiro dia de fogo, se hoje não apagarem, amanhã vão usar uma aeronave para ajudar”, disse o funcionário do parque.

Ontem (12), outro foco de incêndio na unidade de conservação foi controlado no município de Mucugê, mas brigadistas permanecem de plantão para evitar e monitorar novos focos.

A polícia investiga se o fogo foi colocado propositadamente.

Até o momento, ainda não há estimativa oficial da área atingida.

Segundo Nepomuceno, os incêndios são comuns nesta época do ano e trazem consequências para o ecossistema do parque.  “A vegetação até se recupera, mas as árvores ficam pequenas depois. E muitos animais silvestres morrem: gambás, tatus e outros”, explicou.

Acompanhe tudo sobre:BahiaIncêndiosMeio ambiente

Mais de Brasil

Em meio à crise no Rio Grande do Sul Lula recebeu ex-presidente da Argentina no Planalto

Prefeito de Porto Alegre faz apelo para que as pessoas não voltem para casa

Cartão Prato Cheio: como fazer o cadastro; tudo que você precisa saber

Quase 95% da atividade econômica do RS foi afetada por enchentes, aponta Fiergs

Mais na Exame