Exame Logo

Grupo de bem-estar animal critica bloqueio de veículos que levam ração

Segundo o Instituto Certified Humane, o bloqueio de veículos de transporte de ração está afetando intensamente o bem-estar dos animais de produção

Caminhoneiros: instituto pede aos motoristas que liberem a passagem dos veículos que transportam a ração para granjas e fazendas brasileiras (Leonardo Benassatto/Reuters)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de maio de 2018 às 20h34.

São Paulo - O Instituto Certified Humane, que representa no Brasil a Humane Farm Animal Care (HFAC), divulgou nesta segunda-feira, 28, carta de repúdio ao bloqueio de veículos de transporte de ração animal durante a greve dos caminhoneiros.

A HFAC é uma organização internacional voltada para a certificação de bem-estar dos animais de produção.

Veja também

Segundo o Certified Humane, o bloqueio está afetando intensamente o bem-estar dos animais de produção no País. "É inaceitável que milhões de animais morram de fome como consequência desta greve", afirma o instituto na carta de repúdio. "As condições estão extremamente críticas."

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, disse no domingo que a paralisação dos caminhoneiros já provocou um prejuízo de R$ 3 bilhões ao setor e levou ao sacrifício de 64 milhões de aves adultas e pintinhos.

"O Instituto Certified Humane lamenta muito todo este contexto", diz a carta. "Não estamos aqui nos posicionando sobre a legitimidade da greve dos caminhoneiros. E sim, intervindo por quem não tem o poder de falar, mas merece nosso respeito."

O instituto pede aos caminhoneiros que liberem a passagem dos veículos que transportam a ração para granjas e fazendas brasileiras. "Não podemos ficar alheios a esta situação. Uma atitude imediata é imprescindível para que a morte dos animais seja descontinuada".

Acompanhe tudo sobre:AnimaisCaminhoneirosGrevesProtestos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame