Greve do Metrô e CPTM: governo de SP divulga boletim sobre situação das linhas nesta terça; veja
Segundo boletim divulgado às 6h30, as linhas do Metrô não estão funcionando e a CPTM tem linhas com operação parcial ou fechadas
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 3 de outubro de 2023 às 07h28.
Última atualização em 20 de outubro de 2023 às 18h21.
A Secretaria de Comunicação do governo de São Paulo divulga nesta terça-feira, 3, boletins informativos sobre a situação das linhas do Metrô e CPTM . Os metroviários, ferroviários e trabalhadores da Sabesp estão em greve desde às 0h de hoje.
- Com greve do Metrô e CPTM, veja alternativas para se locomover em SP nesta terça
- Greve de metrô e CPTM de SP: Se eu faltar no trabalho, posso ter salário descontado?
Em nota, o governo de São Paulo afirma que "atua ininterruptamente para que a população não seja prejudicada pela greve ilegal de servidores da CPTM, Metrô e Sabesp". A gestão Tarcísio considera que o movimento é "injustificável" e utiliza o direito à greve para "para ataques políticos e ideológicos à gestão comandada pelo governador Tarcísio de Freitas".
- Metrô e CPTM entram em greve nesta terça-feira; veja as linhas afetadas
- Serviços estaduais terão ponto facultativo na capital devido à greve de Metrô e CPTM nesta terça
- Por que o Metrô, CPTM e Sabesp marcaram greve para a próxima terça-feira?
- Vai ter greve hoje? Sindicatos do Metrô e CPTM de SP confirmam paralisação nesta terça
- Funcionários do Metrô, CPTM e Sabesp anunciam greve para próxima terça-feira
- Metrô e CPTM: Tarcísio afirma que greve é ilegal e que vai seguir com os estudos de privatização
Segundo o último boletim divulgado às 18h, as linhas do Metrô não estão funcionando e a CPTM tem linhas com operação parcial ou fechadas.As linhas 4-amarela, 5-lilás e 8-diamante funcionam normalmente -- -- elas são administradas pela iniciativa privada. A linha 9-esmeralda, administrada pela ViaMobilidade, apresentou falha elétrica no início da tarde e voltou a operar perto das 18h.
Metrô
- Linha 1- Azul: fechada
- Linha 2- Verde: fechada
- Linha 3-Vermelha: fechada
- Linha 4-Amarela (ViaQuatro): funcionamento normal
- Linha 5-Lilás (Via Mobilidade): funcionamento normal
- Linha 15- Prata: fechada
CPTM – em operação parcial desde às 5h
- Linha 7- Rubi: de Caieiras a Luz
- Linha 8- Diamante (Via Mobilidade): funcionamento normal
- Linha 9- Esmeralda (Via Mobilidade): linha em operação e trecho entre Pinheiros a Jaguaré operando via singela
- Linha 10- Turquesa: fechada
- Linha 11-Coral: de Guaianases a Luz
- Linha 12- Safira: fechada
- Linha 13- Jade: fechada
Integrações abertas:
- Linha 7-Rubi na Estação Barra Funda com a Linha 8-Diamante / Linha 11-Coral e 7-Rubi na Estação Luz com a Linha 4-Amarela.
Integrações fechadas:
- As transferências com a Linha 3-Vermelha, na Barra Funda, e com a Linha 1 Azul, na Luz, continuam fechadas.
Ponto facultativo estadual
O governo do estado decretou ponto facultativo nesta terçaem função da paralisação. As consultas em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) da capital e em outras unidades de saúde estaduais terão seus reagendamentos garantidos, assim como nos postos do Poupatempo. Aulas e provas da rede estadual de ensino também serão repostas e reagendadas.Os serviços de segurança pública não serão afetados, assim como os restaurantes e postos móveis do Bom Prato, que vão continuar a oferecer normalmente as refeições previstas para terça.
Rodízio suspenso na cidade de SP
Greve contra privatizações
Os sindicatos dos funcionários do Metrô, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) entraram em greve de 24 horas nesta terça-feira.
"O dia 3/10 unifica a luta contra o leilão da Linha 7 da CPTM, a tramitação da privatização da SABESP na ALESP e as terceirizações no Metrô. E se não retirar os editais dos pregões que visam terceirizar serviços realizados por metroviários, debateremos na assembleia do dia 3/10 a forma de darmos continuidade na nossa luta contra a destruição do Metrô público", afirma o sindicato dos metroviários em nota.
Desde junho, os metroviários e ferroviários realizam publicações para pressionar a gestão Tarcísio a rever o plano de concessões de linhas do Metrô. Em janeiro, logo após a posse, Tarcísio afirmou que tinha planos para privatização das linhas do Metrô. Os estudos de viabilidade da concessão das linhas 1, 2 e 3 para a iniciativa privada devem ser anunciados nos próximos meses. Em abril, o governador autorizou estudos de concessão das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da CPTM, além da futura linha 14-Ônix. A administração estadual já assinou um contrato com a IFC (Corporação Financeira Internacional) do Banco Mundial para fazer a modelagem das concessões.
O Sindicato dos Trabalhadores da USP também aprovou uma paralisação das atividades para hoje em apoio à greve do Metrô, da CPTM e da Sabesp.