Brasil

Ex-presidente do Peru recebeu US$ 20 milhões da Odebrecht

Os pagamentos foram realizados de maneira escalonada a partir de 2005

Odebrecht: A operação ocorria com base em contratos para a construção da estrada Interoceânica (Guadalupe Pardo/Reuters)

Odebrecht: A operação ocorria com base em contratos para a construção da estrada Interoceânica (Guadalupe Pardo/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de fevereiro de 2017 às 08h59.

São Paulo - O ex-presidente peruano Alejandro Toledo Manrique recebeu US$ 20 milhões em suborno da Odebrecht, de acordo o jornal "La Republica".

Os pagamentos foram realizados de maneira escalonada a partir de 2005, período final de seu mandato presidencial, até o ano de 2008, já no governo de seu sucessor Alan García.

A operação ocorria com base em contratos para a construção da estrada Interoceânica, que liga Peru com o Brasil, apontaram fontes da procuradoria do Brasil e do Peru.

O dinheiro, apontou o jornal, tramitou por meio de companhias offshore gerenciadas por Joseff Maiman Rapaport, um amigo do ex-presidente peruano.

A publicação se baseou ainda na declaração de um colaborador eficaz e informações bancárias do Panamá, Costa Rica e do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoNovonor (ex-Odebrecht)Peru

Mais de Brasil

Enchentes no RS: mais de 76 mil pessoas estão em abrigos; 155 mortes e 94 desaparecidos

Presidente da Anatel defende que órgão regule as plataformas digitais

Gilmar pede vista e suspende julgamento sobre mudanças na lei de improbidade

Secretário de Turismo diz que 53% das atrações públicas do RS foram danificadas

Mais na Exame