Eleições 2024: que horas sai o resultado do 2º tuno da cidade de SP? Veja quando começa a apuração
O atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB) disputa o segundo turno contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL)
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 27 de outubro de 2024 às 16h00.
Mais de 9 milhões de eleitores de São Paulo estão aptos a votar no próximo prefeito da cidade neste domingo, 27. O eleito vai comandar a cidade com o maior produto interno bruto ( PIB) do Brasil.
Veja a apuração voto a voto em São Paulo na página de Eleições da EXAME
O atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB) disputa o segundo turno contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).
Para vencer no segundo turno, um candidato precisa de maioria dos votos válidos (excluindo brancos e nulos).
Quando começa a apuração?
Considerando o horário de Brasília, a apuração começa assim que o horário de votação se encerra, às 17h, de acordo com a previsão divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ). Em algumas seções, filas podem adiar um pouco o processo de votação e, consequentemente, a divulgação dos resultados.
Historicamente, a apuração pode levar entre 3 a 4 horas para ser concluída. Os resultados do primeiro turno de 2024 na cidade de Sâo Paulo foi confirmado entre 20h30 e 21h.
O resultado é esperado para a noite do domingo, 27.
Quem ficou na frente no 1º turno em SP?
Ricardo Nunes e Guilherme Boulos disputam o segundo turno das eleições 2024 para prefeito de São Paulo, de acordo com dados de apuração do TSE.
No primeiro turno, com 100% das urnas apuradas, Nunes obteve 29,48 % dos votos válidos e Boulos teve 29,07%. O influenciador Pablo Marçal (PRTB) teve 28,14% dos votos. Esse foi o primeiro turno mais apertado desde a redemocratização.
Para vencer em primeiro turno, um candidato precisaria de 50% dos votos válidos mais um, excluindo brancos e nulos.
- Ricardo Nunes (MDB): 29,48%
- Guulherme Boulos (PSOL): 29,07%
- Pablo Marçal (PRTB): 28,14%
Não foi votar? Como justificar ausência do voto
Quem não pode justificar a ausência no dia do primeiro turno da eleição, tem o prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa. Os canais para realizar o procedimento online são o e-Título e o Sistema Justifica. Nesse caso, além de preencher o requerimento, é necessário anexar documentos que comprovem o motivo alegado, pois a justificativa não é automática e poderá ser ou não concedida pelo juiz eleitoral.
Quem é obrigado a votar e justificar a ausência
O voto é obrigatório para eleitoras e eleitores alfabetizadas, com idades entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para maiores de 16 anos e menores de 18 anos; maiores de 70 anos e analfabetos.