Ciclone extratropical em SP: morre idosa atingida por fio de alta-tensão derrubado pelo vento
Caso aconteceu em Itanhaém, no litoral de São Paulo
Agência de notícias
Publicado em 13 de julho de 2023 às 19h00.
Última atualização em 13 de julho de 2023 às 19h28.
Uma idosa de 80 anos morreu nesta quinta-feira, 13, em Itanhaém, no litoral de São Paulo, atingida por um fio de alta-tensão. O cabo caiu após ser acertado por um galho de árvore que foi derrubado pelo vento forte.
“A filha da vítima compareceu à delegacia e relatou que a mãe estava na casa da vizinha quando o vento derrubou um galho de árvore e, em seguida, um fio de alta-tensão caiu e atingiu a idosa”, disse, em nota a Secretaria de Segurança Pública do estado.
- Chuvas intensas no Japão: quase 500 mil japoneses recebem alerta para deixarem suas casas
- Vai esquentar na segunda-feira em SP? veja previsão do tempo
- Ciclone extratropical no Sul: RS permanece em alerta para novas chuvas e vendavais
- Ciclone extratropical: Fortes ventos derrubam árvores e bloqueiam subida da Serra de Petrópolis
- Número de turistas estrangeiros no Brasil cresce 108% em 2023
- Ciclone extratropical: Marinha alerta para ressaca do mar e ondas de até 4,5 m em SP e SC
De acordo com o órgão, a perícia foi acionada, e o caso foi registrado como morte acidental no 2° Departamento de Polícia de Itanhaém.
Ciclone no Sul
Segundo a Defesa Civil, os fortes ventos que atingem o estado são decorrência de um ciclone extratropical que atua no litoral de Santa Catarina.
Com a condição de vento forte, o órgão recomenda às pessoas não praticar esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf, kitesurf, rapel e rafting. Outra orientação é procurar abrigo seguro, evitar ficar próximo a árvores ou coberturas metálicas frágeis; manter distância de janelas, vidros e objetos perfurocortantes, e não fazer trabalhos com andaimes e encaixes metálicos.
Também deve-se evitar estacionar veículos perto de cabos elétricos, torres de transmissão, árvores, outdoors e outras estruturas que não pareçam seguras.