Chuvas no RS: nível do Guaíba deve atingir cota de inundação nesta quarta-feira, aponta IPH
Com elevação de rio, famílias são retiradas de áreas de risco em cinco municípios do Vale do Taquari
Agência de notícias
Publicado em 18 de junho de 2024 às 19h56.
O Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (IPH) divulgou projeções que indicam um aumento no nível do Guaíba a partir desta quarta-feira, 19. Este fenômeno é consequência dos altos volumes de chuvas que ocorreram no fim de semana na região norte do Rio Grande do Sul.
Até a última atualização da prefeitura de Porto Alegre, na manhã desta terça, o nível da água está em torno de 2,87 metros na régua da Usina do Gasômetro. A expectativa é que nos próximos dias seja atingida a cota de alerta, que é de 3,15 metros.
Nas últimas horas, o nível do rio subiu 10 centímetros, mas, segundo a prefeitura, isso não representa risco iminente de avanço das águas sobre a região central da cidade. A cota de inundação é de 3,6 metros.
O Guaíba apresentou uma elevação de 20 centímetros entre domingo e segunda-feira, chegando a 2,74 metros. O pico registrado desde o início das chuvas, há quase dois meses, ocorreu no dia 5 de maio, quando o nível atingiu 5,35 metros.
— As previsões apontam para aumento dos níveis do Guaíba, podendo passar da cota de alerta nos próximos dias. A subida devido a elevada precipitação ocorrida no final de semana e vento sul nesta segunda. A previsão atual não indica cheia extrema como no mês de maio, mas é necessário atenção para as chuvas previstas para os próximos dias — aponta Rodrigo Paiva, pesquisador do IPH.
Os rios afluentes ao Guaíba, que apresentavam uma redução lenta dos níveis na semana passada, mostraram uma rápida elevação entre domingo e segunda-feira. Atualmente, os rios Taquari, Caí e Sinos estão em níveis elevados, enquanto os rios Jacuí e Gravataí permanecem em níveis moderados. Segundo o boletim do IPH, o nível da água pode começar a baixar até sexta-feira, 21, e não há previsão do Guaíba superar a cota de inundação.
Cinco municípios em alerta
Com o aumento dos níveis de água do Rio Taquari, a Defesa Civil está em alerta nos municípios de Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela, Lajeado e Muçum, localizados no Vale do Taquari. Apenas o município de Muçum não está com o nível do rio acima da cota de inundação. Ainda assim, cerca de 80 famílias estão fora de suas residências.
A Defesa Civil tem realizado uma força-tarefa nas cinco cidades que juntas reportaram aproximadamente 200 núcleos familiares desalojados ou desabrigados entre domingo e segunda-feira.
No Vale do Taquari, Vale do Caí, Serra e Litoral Norte, novas chuvas estão previstas para esta quarta-feira (19). Em resposta à previsão de mau tempo, o governador Eduardo Leite determinou o reforço das forças de segurança nessas localidades. Além do aumento do efetivo da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, serão mobilizadas viaturas e aeronaves para auxiliar nas operações.
Segundo o IPH, são esperadas chuvas ao longo dos próximos 10 dias, com mais de 100 mm nos próximos 3 dias e mais de 150 mm nos próximos 10 dias na parte norte do Rio Grande do Sul. As previsões indicam ventos fortes sobre o Guaíba e a Laguna dos Patos, na direção sudeste hoje, virando para norte amanhã e voltando a soprar do sul ao longo da semana.