Censo 2022: IBGE divulga dados sobre a população indígena no Brasil nesta segunda-feira
Os dados vão apresentar informações básicas sobre o total de indígenas no país, em diferentes níveis geográficos e recortes territoriais
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 7 de agosto de 2023 às 07h17.
Última atualização em 7 de agosto de 2023 às 07h26.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta segunda-feira, 7, às 10h, os dados do Censo Demográfico 2022 para a população Indígena no Brasil.
Os dados vão apresentar informações básicas sobre o total de indígenas no país, em diferentes níveis geográficos e recortes territoriais.
- O que entra na Netflix esta semana? Veja os filmes e as séries
- Fluxo de veículos nas rodovias paulistas cresce 5,3% durante férias de julho, mostra pesquisa
- BoE corta projeções de crescimento do Reino Unido, mas eleva as de inflação
- Índice de gerentes de compras (PMI) industrial da China mostra leve melhora em julho
- Capacidade instalada de energia renovável da China ultrapassa a de energia de carvão
- Bancos da zona do euro devem manter reservas de capital, alerta vice-presidente do BCE
A operação de coleta nas aldeias indígenas envolveu os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, dos Povos Indígenas e da Saúde, além do Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela coordenação dos trabalhos, e contou, ainda, com o apoio do governo de Roraima.
No Censo de 2010, foram registados 896,9 mil indígenas, 36,2% em área urbana e 63,8% na área rural.
Em abril, o IBGE informou que, segundo dados preliminares, o Brasil tinha 1.652.876 pessoas indígenas em todo o país, incluindo as pessoas na Terra Yanomami.
É esperado que o número de hoje mostre um aumento na quantidade de indígenas em relação aos dados preliminares. Segundo o IBGE, as informações passaram por tratamento estatístico.
O que é o Censo?
O Censo é uma pesquisa realizada pelo IBGE a cada dez anos para fazer uma ampla coleta de dados em todos os municípios brasileiros. Ele tem como objetivo calcular os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros.
A coleta acontece por meio de uma pesquisa quantitativa dividida em dois questionários. O questionário básico inclui 26 perguntas sobre a quantidade de pessoas que moram no domicílio, características do morador, renda mensal, identificação étnico-racial e grau de escolaridade. A existência de abastecimento de água, saneamento básico, energia elétrica também são questionadas pelo recenseador.
O outro questionário tem 77 perguntas e mergulha no perfil do morador. As perguntas vão desde a quantidade de computadores com acesso à internet até qual é o tempo de deslocamento da pessoa da casa ao trabalho.
Por que o Censo é importante? Qual é sua utilidade para definição de políticas públicas?
A coleta do Censo produz informações para a definição de políticas públicas e tomada de decisão de investimento en qualquer nível de governo ou da iniciativa privada.
Os dados são utilizados para definir os repasses da União para estados e municípios, uma vez que o valor considera os números populacionais.
As informações detalhadas fornecidas pelo Censo sobre o perfil da população em determinadas áreas ajudam prefeitos, governadores e o presidente da República a definir prioridades em relação à saúde, educação, assistência social, transportes e cultura, entre outros.